Ministra Simone Tebet anuncia reajuste no salário mínimo para 2026; veja valor

A estimativa consta no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) já enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional em abril.
Foto: reprodução

Notícias do Brasil – Durante audiência na Comissão Mista de Orçamento, no Senado Federal, nesta terça-feira (8/7), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, revelou uma projeção que pode marcar um feito histórico na economia brasileira: o salário mínimo poderá chegar a R$ 1.630 em 2026, o maior dos últimos 50 anos, em termos reais.

A estimativa consta no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) já enviado pelo Executivo ao Congresso Nacional em abril. O valor representa um reajuste de 7,37% sobre o salário atual, com ganho real estimado em 2,5% acima da inflação.

“Trata-se de uma previsão oficial do governo federal e está dentro da nossa programação orçamentária”, afirmou Tebet durante sua participação na comissão.

Se confirmado, o novo piso salarial refletirá diretamente na política de valorização do salário mínimo retomada pela atual gestão, que prevê aumentos acima da inflação com base no crescimento do PIB e do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).

A proposta ainda precisará passar pela tramitação e aprovação no Congresso Nacional, podendo sofrer alterações até a definição final da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.

0 Comentários