Ministério Público recomenda suspensão de PSS em Terra Santa por graves irregularidades


Prefeito Siqueira Fonseca: graves irregularidades no PSS de Terra Santa. Foto: arquivo JC

O Ministério Público do Pará (MPPA) recomendou ao prefeito de Terra Santa, Edson Siqueira da Fonseca, a suspensão imediata do PSS (Processo Seletivo Simplificado) 01/2025, devido a graves irregularidades.

A medida, formalizada na Recomendação nº 005/2025-MP/PJTS, foi expedida pela Promotoria de Justiça de Terra Santa e divulgada na semana passada (dia 26).

De acordo com o documento, o PSS apresentou falhas sistemáticas, como falta de transparência na divulgação de resultados, alterações injustificadas de pontuação e desclassificação arbitrária de candidatos.

O Ministério Público identificou ainda a não análise de recursos administrativos e a ausência de publicação detalhada das notas individuais.

“As irregularidades comprometem a validade e legitimidade de todo o processo”, afirma trecho da recomendação, assinada pelo promotor Osvaldino Lima de Sousa.

Medidas exigidas

O MP determinou que o município:Suspenda o PSS 01/2025 e todas as contratações decorrentes;
Reabra o processo com correções, incluindo:Critérios claros de avaliação e desempate;
Publicação de planilhas com pontuações detalhadas;
Análise fundamentada de recursos;
Alertas para evitar erros de candidatos (como envio de diplomas incompatíveis com o cargo).

O prefeito Siqueira Fonseca (REP), eleito para o cargo no ano passado, tem 10 dias para informar se acatará as medidas ou justificar a recusa. O Ministério Público também pediu que a decisão seja comunicada aos candidatos do concurso e à Câmara de Vereadores de Terra Santa.

Fundamentação legal

A recomendação cita a Súmula 473 do STF (Supremo Tribunal Federal), que autoriza a anulação de atos administrativos ilegais, e destaca violações aos princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade (artigo 37 da Constituição). O texto lista 16 notícias de fato que deram origem à investigação, com relatos de candidatos prejudicados.

Caso o prefeito Siqueira Fonseca não cumpra a recomendação, o Ministério Público poderá adotar medidas judiciais. A prefeitura ainda não se pronunciou publicamente sobre o caso.

O que é PSS

Os PSSs (Processos seletivos simplificados) são comuns para contratações temporárias no serviço público, mas frequentemente alvo de questionamentos por falta de transparência.

Em 2023, o MPPA emitiu recomendações semelhantes em vários municípios do estado.

Fonte: Blog do Jeso

0 Comentários