Iniciativas pioneiras buscam promover a regularização das atividades garimpeiras e garantir mais direitos para as comunidades envolvidas.O Deputado Wescley Tomaz, com o apoio do Deputado Federal Joaquim Passarinho, levou 10 lideranças garimpeiras da Transgarimpeira até a Agência Nacional de Mineração (ANM) para um encontro crucial. Acompanhados pela Secretária Orlene Cavalcante, o Vereador Valdir e representantes da G Mining, o grupo teve a oportunidade de discutir avanços importantes para a regularização e inclusão dos garimpeiros no setor de mineração.
Entre os principais destaques da reunião, esteve a proposta inédita da mineradora G Mining, que ofereceu anuência para que uma cooperativa de garimpeiros obtenha o Plano de Lavra Garimpeira (PLG) em seus direitos minerários. Esse é um passo significativo para a inclusão produtiva das comunidades garimpeiras, facilitando o acesso a benefícios que promovem o desenvolvimento sustentável e legal da atividade garimpeira.
Além disso, houve um avanço importante nas articulações para mapear áreas com grande potencial para regularização, com foco em tornar o processo mais acessível e eficiente para os garimpeiros. As lideranças garimpeiras presentes se comprometeram a colaborar ativamente na execução do processo, garantindo o sucesso da iniciativa.
As comunidades representadas durante o encontro foram:
- Ricardo Cezar – São Domingos
- Ximene Ferreira – São Chico
- Amarildo Pereira – Cuiu-Cuiu
- Jailson Bastos – Mamoal
- Luiz Douglas – Jardim do Ouro
- Heloísa Moreira – São Raimundo
- Antônio Boaventura – Crepurizinho/Patrocínio
Esse movimento reafirma o compromisso dos representantes políticos com a inclusão das comunidades garimpeiras, promovendo o fortalecimento da atividade de maneira legal e sustentável. O esforço conjunto entre os Deputados, lideranças e a mineradora G Mining é um marco na luta pela regularização e valorização do setor garimpeiro no país.
Portal do Carpê
0 Comentários