Prefeitura de Santarém, sob Gestão Zé Maria Tapajós, Entrega Escolas Reformadas na Região do Arapiuns

Mais de 160 alunos estudarão nas unidades de ensino que foram reformadas e ampliadas.
Reprodução 

Os moradores da comunidade São Francisco e da Aldeia Lago da Praia, localizadas no Arapiuns, receberam na quarta-feira, 16, dois grandes investimentos da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). São obras de reforma e ampliação das escolas municipais Sagrada Família e São Francisco.As unidades de ensino foram entregues pelo prefeito de Santarém Zé Maria Tapajós, a Secretária Municipal de Educação, Maria José Maia, o Secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Bruno Costa, e os vereadores Júnior Tapajós e Ivanira Figueira.

A primeira escola inaugurada foi a Sagrada Família, na comunidade São Francisco. Sem receber quaisquer reforma há 20 anos, o educandário ganhou novas sala dos professores, diretoria, sala de Atendimento de Educação Especial (AEE), sala de informática, e teve ampliadas 6 salas de aula, biblioteca, cozinha, banheiros e depósito. Um investimento de R$ 1.675.538,48 milhão do governo municipal.

Atualmente, a escola atende a mais de 100 alunos da pré-escola ao 9° ano, ensino médio e ensino modular, nos turnos matutino e vespertino.

A segunda escola entregue foi a São Francisco, localizada na Aldeia Lago da Praia, na terra indígena Cobra Grande, que atende a cerca de 60 alunos, que além das disciplinas da base curricular obrigatórias, recebem aulas de Língua Nheengatu e Notório Saber, como preservação da cultura do povo Jaraqui.

O novo prédio recebeu reforma nas salas dos professores, diretoria, secretaria, sala de AEE, sala de informática, cozinha, banheiros e depósitos, além da ampliação de 6 salas de aula. Um investimento de R$ 765.539,37 mil pelo governo municipal.


Sobre as inaugurações, o prefeito de Santarém, que nasceu em uma das comunidades da região do Arapiuns, destacou que, pessoalmente, se sentia muito feliz por poder entregar aos ribeirinhos mais duas escolas que contribuirão para o futuro das crianças e adolescentes da localidade. “Como filho do Arapiuns, eu estou muito feliz em poder entregar escolas aqui nessa região. Tenho certeza que daqui sairão grandes homens e mulheres que serão médicos, vereadores, doutores e tudo mais o que quiserem. Essas comunidades do Arapiuns pra mim são como a minha casa, esse povo, é o meu povo. E vamos continuar avançando para levar muito mais melhorias a todos os santarenos”, disse.

A secretária Maria José ressaltou a importância de levar investimentos em educação para a região ribeirinha de Santarém. “Fico muito feliz sempre que vou entregar escolas. O povo que mora aqui no Arapiuns sempre lutou pela educação, e isso mostra a vontade e o respeito que eles têm por esse assunto, desde a idealização de ter uma escola até a ida deles a secretaria para conversar sobre as entregas. Nós sabemos da importância de ter em cada localidade uma escola bonita como essa, mas o mais importante é a estrutura pedagógica, o corpo técnico que atende no dia a dia as nossas crianças. Vocês podem ter certeza que nós fazemos o possível pra trazer a melhor educação para os seus filhos, porque sabemos que ninguém chega a lugar algum sem a educação”, frisou.

O assessor do Núcleo da Região de Rios, da Semed, Nilton Araújo, enfatizou o quanto as reformas e ampliações beneficiarão as crianças do Arapiuns. “Esperamos que tanto os professores quanto os alunos façam bom uso desses espaços. No mês que se comemora os povos indígenas, uma das escolas que entregamos hoje é indígena. É uma felicidade que essas escolas cheguem para quem tanto esperou por essas melhorias. Isso tudo, certamente, contribuirá para a educação, pro futuro das crianças que merecem ter um bom bem público para obter um melhor ensino-aprendizagem”, finalizou.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários