Plataforma ‘Aluno Nota 10’ com foco no Saeb é tema de formação pedagógica voltada para gestores e pedagogos da rede municipal de ensino de Santarém

Formação também é aplicada aos professores do 5º e 9º ano do ensino Fundamental, das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática
Com foco no fortalecimento das práticas de ensino e no aprimoramento dos indicadores educacionais, a Prefeitura de Santarém por meio da secretaria municipal de Educação (Semed) realiza nesta semana um novo ciclo de formação para gestores, pedagogos e professores do 5º e 9º ano da rede municipal de ensino.

A plataforma Aluno Nota 10 é o tema de estudo, cujo o objetivo é fortalecer o aprendizado dos alunos, recompor as habilidades cognitivas em conhecimento e conteúdos, fundamentais nas disciplinas de Matemática e Português, utilizando dessa ferramenta pedagógica que irá dar suporte ao processo de ensino-aprendizagem e contribuir para os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica 2025 (SAEB).
A formação iniciou na última terça-feira (22), na Escola de Artes Emir Bemerguy com a participação de Gestores e Pedagogos de todas as regiões (rios, planalto e zona urbana) e prossegue até esta sexta, 25 de abril, voltada para professores do 5º e 9º ano. Os estudos ocorrem em locais diferentes (Sede do Sinprosan, Escola de Artes e auditório da Semed) e por região.

O ex-secretário de Educação de Fortaleza, Jefferson Maia, é o facilitador. Ele foi convidado para falar sobre Gestão. Segundo ele, a ideia é que o município possa avançar nos indicadores do IDEB ((Índice de Desenvolvimento da Educação Básica é um indicador que mede a qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras, considerando a média de desempenho dos alunos em português e matemática, juntamente com a taxa de aprovação) através da prova do Saeb e, com isso, conseguir uma melhor aprendizagem para as crianças e jovens que estão em sala de aula.

“Gestão focada nas avaliações externas, numa educação de qualidade com equidade, focando em políticas educacionais para reduzir as desigualdades dentro da relação entre os estudantes, para promover oportunidades e, com isso, com uma gestão bem organizada, tenho certeza que Santarém dará um salto de qualidade porque é uma rede de grande potencial”, destacou.

Jeferson traz como exemplo a capital do Ceará, Fortaleza, onde atuou como secretário de Educação por 9 anos. Segundo ele, nos últimos 8 anos, Fortaleza melhorou os seus indicadores na alfabetização e hoje é a capital com melhor desempenho e alfabetização entre todas as capitais do Brasil, o primeiro lugar no ranking.

A Secretária Municipal de Educação Maria José Maia da Silva, reforçou a responsabilidade do município na melhoria dos índices educacionais.
“Nós temos a responsabilidade com a melhoria da nossa nota no IDEB, que é avaliada através da avaliação do SAEB. Para isso, nós fizemos uma aquisição de uma plataforma direto do município de Sobral, no Ceará, que hoje é a referência número 1 do IDEB nacional, e nesse momento, estamos num processo de formação dos nossos professores de língua portuguesa e matemática, do 5º e do 9º ano de toda a rede [urbana e rural] conhecendo novas metodologia, novas estratégias, visando a melhoria na aprendizagem. Nós temos essa grande tarefa de ter uma nota melhor no IDEB, e logicamente a nossa preocupação não é tão somente nessas duas turmas e essa plataforma nos dá orientações necessárias para conduzir as atividades que nos competem pelo ensino fundamental”, pontuou a titular da pasta da Educação.

Sobre o Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.

Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários