Escola São Jorge, no planalto santareno, completa 69 anos

Educandário atende atualmente a mais de 400 estudantes
A Escola Municipal São Jorge, localizada no km 30 da Rodovia Santarém Curuá-Una (PA 370) completa hoje, quarta-feira, 23, 69 anos de fundação. As comemorações alusivas ao aniversário ocorrerão no próximo dia de 1º de maio. Educadores e estudantes participarão de uma gincana tendo como tema os 69 anos da escola.

Para hoje, está programada a participação de funcionários e estudantes católicos na celebração de abertura das festividades de São Jorge, padroeiro da comunidade e patrono da escola.

De acordo com o histórico, a escola São Jorge iniciou as atividades em 1956, por iniciativa dos moradores, que construíram um barracão coberto de palha e piso de chão batido. A primeira professora foi uma filha (moradora) do lugar, que havia estudado no internato São José, um convento que ficava na BR 163 e a forma de pagamento era por meio de doações dos pais dos alunos.

A partir de 1964, a escola passou a ser gerida pela Prefeitura de Santarém. O primeiro prédio, com duas salas de aulas e secretaria, foi construído somente na década de 80.

A partir dos anos 2000, com o aumento do número de alunos, a escola recebeu reforma e novas salas de aulas. Em 2023, o educandário foi reformado pela Prefeitura e ampliada com um novo pavilhão com cinco salas de aula, bloco administrativo, sala de recursos e um laboratório, além de cozinha, refeitório e banheiros.

Atualmente, a escola São Jorge atende a mais de 400 alunos, incluindo polo e anexas. Possui um quadro com 36 servidores.
"Sentimento de gratidão e orgulho por estar contribuindo para o crescimento da escola e da comunidade. Os desafios superados refletem no crescimento dos alunos e educadores”, destacou a gestora Silvia Claudia.

Projetos

Entre os projetos que se destacam estão: Semana do Empoderamento Feminino, Encontrão da Páscoa, Aniversário, Horta Escolar, Aquaponia, Festa Junina, Semana da Pátria, Dia das Crianças e outros.

A atual diretora é a Professora Silvia Cláudia de Melo Bezerra, eleita para o cargo em 2021 e as escolas anexas em atividades são: Nossa Senhora de Nazaré da Comunidade Poço das Antas, Santa Rosa da Comunidade Santa Rosa e São Marcos da Comunidade Secretaria.

Colaborou: Eduardo Enrique, pedagogo da Escola São Jorge

0 Comentários