AVIÃO DE PEQUENO PORTE DESAPARECE APÓS DECOLAGEM DE PORTO TROMBETAS, NO PARÁ

Prefeitura de Oriximiná mobiliza forças locais e colabora com a FAB nas buscas por avião desaparecido na região amazônicaAeronave com pane no motor desaparece após decolar de Porto Trombetas: Foto: Reprodução 

A Prefeitura de Oriximiná informa que está acompanhando de perto o caso do desaparecimento de uma aeronave de pequeno porte, modelo Cessna 182, matrícula PT-IVN, que decolou do distrito de Porto Trombetas na manhã da última quarta-feira, dia 16 de abril de 2025, com destino à pista Nova, a cerca de 61 km do ponto de origem.

Segundo informações da Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o piloto fez contato via rádio com outro piloto, relatando pane no motor cerca de quatro minutos antes da chegada ao destino. A última coordenada conhecida indica que a aeronave estava próxima à fronteira com a Guiana. Desde então, encontra-se desaparecida.

A ocorrência foi oficialmente reportada ao Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico (ARCC-AZ) no dia seguinte, quinta-feira (17). A FAB mobilizou imediatamente suas equipes de busca e salvamento (SAR), com o envio da aeronave SC-105 Amazonas. Informações estão sendo coletadas com familiares e testemunhas locais.

Paralelamente, familiares e amigos do piloto procuraram a Prefeitura solicitando apoio. Em resposta, está sendo organizada uma missão emergencial com a equipe da Defesa Civil, bombeiros civis e homens experientes em buscas em mata fechada, que seguirão para a região suspeita da queda da aeronave, com o objetivo de realizar um primeiro contato e apoiar as operações.

A Prefeitura reafirma seu compromisso com a vida e a dignidade dos cidadãos, e mantém a cooperação com os órgãos federais de salvamento, oferecendo todo o suporte necessário neste momento crítico.

Portal do Carpê, com informações da Prefeitura Municipal de Oriximiná

Para ficar por dentro de outras notícias e receber conteúdo exclusivo do portal do CARPÊ , acesse nosso canal no WhatsApp. Clique aqui e junte-se a nós! 🚀📱

0 Comentários