Prefeito Nélio entrega reforma e ampliação da Umei Ubirajara Bentes no Diamantino em Santarém

A Umei é a sétima Unidade Infantil entregue pela atual gestão somente em 2022
Umei ganhou estrutura moderna e confortável

A educação em Santarém está cada vez mais fortalecida. Na tarde de terça-feira, 2, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) entregou a nova estrutura da Unidade de Educação Infantil (Umei) Dr. Ubirajara Bentes de Sousa, localizada na Av. Curuá Una, bairro Diamantino. Este é mais um investimento aplicado no segmento escolar que somente no mês de junho deste ano, por ocasião dos 361 anos da cidade, recebeu quatorze obras dentre entregas de quadras cobertas, recursos, inaugurações, reformas e ampliações.

A Umei Ubirajara foi a sétima Unidade Infantil entregue pela atual gestão em 2022, sendo cinco Umeis e um Cemei. A Unidade foi reformada e ampliada com oito novas salas de aulas, bloco administrativo e bloco de serviço. Um investimento de R$1.618.356,55 da gestão municipal. Somado as demais entregas o investimento chega a R$7.479.685,47.
Novo mobiliário também foi entregue

A Unidade atende em dez turmas 152 crianças na faixa etária de 2 a 5 anos, sendo quatro integrais (duas turmas de maternais I, duas de maternais II) e seis parciais (maternal I – C/tarde, maternal II-C/manhã, Pré I-A/manhã, Pré I-B/tarde, Pré II-A/manhã e Pré II-B/tarde).

Autoridades políticas como o Presidente da Câmara de Vereadores Ronan Liberal Jr; os vereadores Alba Leal, Erasmo Maia, Josafá Gonçalves e Andreo Rasera; os secretários de governo Alaércio Cardoso, Ezequiel Aquino e João Paiva; e o Chefe de Gabinete Alberto Portela prestigiaram a cerimônia.

A coordenadora da Unidade, Ana Amélia de Sousa, sintetizou o momento.“Este momento único que estamos vivendo representa a realização de um grande sonho de toda a comunidade escolar. A palavra gratidão resume o que estou sentindo, pois sei o quanto é importante termos um ambiente confortável para nossas crianças e para os funcionários e esse sonho tem a assinatura do nosso atual prefeito Nélio Aguiar, da secretária Maria José, da coordenadora do NTEI Alyne Fernandes e demais equipes que fazem a educação em Santarém”, disse emocionada.
Ana Amélia, coordenadora da Umei

O Vereador Ronan Liberal ressaltou a parceria entre o Executivo e o Legislativo no alinhamento da educação.

“Há uma parceria importante entre Executivo e Legislativo onde a Câmara debate, discute, propõe e assim, de maneira harmônica, apesar de serem poderes diferentes, é que nós trabalhamos em Santarém o que faz com que seja possível se entregar um espaço como esse, um espaço à altura das nossas crianças”, disse Ronan.
A secretária de Educação Maria José Maia destacou a expectativa das crianças em retornar ao novo espaço, mais amplo e mais confortável e citou as Unidades já inauguradas e as que, nos próximos dias, serão entregues.
Titular da Semed, Maria José Maia citou os investimentos já feitos na educação somente no ano corrente

“Quero parabenizar a comunidade por essa grande conquista, eu não vejo nenhum pedacinho da Umei passada, isso aqui é uma verdadeira construção com praticamente o dobro do que tinha, com oito novas salas de aula, toda a parte administrativa, é realmente um local muito agradável. Com esta já são sete Umeis ampliadas e reformadas, mais dois Centros Municipais (Cipoal e Caranazal, que deverá ser entregue na próxima semana) somando nove Unidades”, disse Maia.

A titular da pasta da Educação lembrou ainda que a prefeitura também já iniciou o processo para construção de mais 12 novas Unidades Infantis, além de outras quatro que vão entrar no processo de licitação pela terceira vez (Área Verde, Ipanema, Alvorada e Jutaí). Portanto, em um ano, a Prefeitura deverá entregar 25 novos espaços para a educação infantil.

O prefeito Nélio Aguiar frisou a importância de se fazer investimentos na rede pública de ensino que ficou muitos anos sem os cuidados necessários na estrutura física das escolas.
Prefeito Nélio Aguiar destacou recursos aplicados no setor escolar

“Nós temos licitações a realizar para continuar esse maior investimento nas escolas da rede. O município ficou muito tempo sem esses investimentos e nós conseguimos reverter isso, os investimentos na educação não param, temos doze obras da educação que estão prontas para entregar, mas falta agenda, vamos ter que arrumar tempo, e, enquanto isso, já temos outras obras almejadas, projetadas, com orçamento pronto, então a quantidade de investimentos é tão grande que nós vamos precisar de suplementação orçamentária”, disse o gestor.

Conforme Nélio, ainda essa semana deverá ser encaminhado à Câmara de Vereadores um projeto de suplementação orçamentária visando a licitação de mais obras para e educação municipal.

Durante a inauguração da Umei, a Banda de Música da Polícia Militar e a aluna Eloane Silva, do 4º ano da Escola São José Operário foram as atrações musicais e culturais.

Confira mais fotos da inauguração








Acompanhe o Portal do Carpê também pelo Facebook e também pelo Instagram

0 Comentários