Prazo para convenções partidárias encerram nesta sexta-feira; relembre a lista de candidatos


Marcelo Camargo/Agência Brasil

Nesta sexta-feira, dia 5, encerra o prazo de realização das convenções partidárias, processo interno dos partidos para a escolha dos candidatos às eleições de outubro, cujo prazo foi aberto pela Justiça Eleitoral no mês passado, ao dia 20 de julho.

De acordo com a legislação eleitoral brasileira, os candidatos precisam estar filiados a um partido político. Porém, diante do grande número de filiados que pretendem concorrer, as legendas precisam realizar eleição interna para ocupar as vagas que estarão em disputa. Este é o evento chamado convenção partidária.

Pela regra, o registro dos candidatos à presidente da República e vice-presidente deve ser feito no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o dos candidatos aos cargos de governador, senador, deputado federal, estadual e distrital deverão solicitar os registros nos tribunais regionais eleitorais (TREs). Relembre abaixo as candidaturas já confirmadas até o momento para concorrer aos principais cargos da disputa: governo estadual e presidência da República.

Candidatos ao Governo do Pará

Com cinco candidaturas confirmadas até agora, a disputa pelo governo do Estado conta com nomes como Zequinha Marinho, candidato da coligação formada pelos partidos PL, PSC e Patriota; Cleber Rabelo, candidato pelo PSTU; Sofia Couto, pelo partido PMB; Major Marcony, pelo Solidariedade e Shirley Alves pelo PROS.

O atual governador, Helder Barbalho, será confirmado como candidato a reeleição em um evento agendado pelo seu partido, MDB, para esta sexta-feira, 5.

Candidatos para a Presidência da República

Até o momento, a corrida presidencial para 2022 conta com 12 integrantes. Embora os principais nomes sejam do atual presidente e candidato a reeleição Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), a lista conta com destaques como Ciro Gomes (PDT), Eymael (Democracia Cristã, DC), Felipe d’Avila (Novo), Leonardo Péricles (UP), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB), Soraya Thronicke (União Brasil), Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (PROS) e Roberto Jefferson (PTB)

Portal do Carpê 

0 Comentários