MDB oficializa Helder Barbalho como candidato à reeleição ao governo do Pará

A candidata à vice-governadora é a ex-secretária de Planejamento e Administração, Hana Ghassan. Esse ano a legenda optou por não lançar um candidato ao Senado Federal.
MDB oficializa Helder Barbalho como candidato à reeleição ao governo do Pará — Foto: Antenor Filho/TV Liberal

O MDB oficializou Helder Barbalho como candidato à reeleição ao governo do Pará, nesta sexta-feira (5), em convenção realizada na na Arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, localizado na Augusto Montenegro, em Belém.

A candidata à vice-governadora é a ex-secretária de Planejamento e Administração, Hana Ghassan. A legenda optou por não lançar um candidato ao Senado Federal.

Se reeleito, Helder disse que pretende melhorar a qualidade do ensino público e ampliar a cobertura de água e esgoto, além de outras prioridades.

"Trabalhar ainda mais pela população do nosso estado, poder gerar mais emprego, renda, garantir direitos para a população, fazer mais saúde, levar especialidades médicas para os lugares mais distantes, descentralizando o atendimento, garantir que a educação desde o ensino infantil ao ensino superior possam dar oportunidade para nossa juventude, para as comunidades mais sofridas", anunciou.

Até o momento, MDB, PSB, PP, União Brasil, PSD, Republicanos, PSDB, Cidadania, PDT, PT, PV, PC do B, PTB, Podemos, DC e Avante formam a coligação de partidos que apoiam a candidatura à reeleição de Helder Barbalho ao Governo do Pará.

Histórico

Helder Zahluth Barbalho nasceu em Belém, tem 43 anos, é graduado em Administração e pós-graduado com o título de MBA Executivo em Gestão Pública. Venceu as eleições ao governo do Pará em 2018 no segundo turno com 55,43% dos votos (2.068.319 votos).

No ano 2000, foi eleito vereador de Ananindeua. Dois anos depois se elegeu deputado estadual. No Legislativo Estadual, apresentou projetos direcionados em especial às questões de segurança, educação e de combate às desigualdades sociais. Presidiu e foi relator da Comissão de LDO, PPA e LOA.

Helder assumiu a Prefeitura de Ananindeua, terceira maior cidade da Amazônia, com 25 anos de idade, em 2005. Ainda como prefeito de Ananindeua, assumiu a presidência da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep). Em 2008, foi reeleito, no 1º turno, à Prefeitura de Ananindeua.

Em 2014 concorreu ao cargo de governador do Estado do Pará, chegou a ganhar o primeiro turno com 49,8%, mas foi derrotado no segundo turno para Simão Jatene (PSDB).

Helder atuou nos últimos anos como Ministro da Pesca e Aquicultura, de janeiro de 2015 a outubro de 2015. Foi ainda ministro da Secretaria Nacional dos Portos, no período de outubro de 2015 até abril de 2016. E esteve à frente do Ministério da Integração Nacional, de 12 de maio de 2016 até 6 de abril de 2018.

Fonte: Oliberal 

0 Comentários