Hospital Municipal de Santarém realiza mais de 670 cirurgias em um mês e bate recorde

Segundo a direção do hospital, 204 cirurgias foram ortopédicas. A prefeitura divulgou os dados nesta quarta-feira (3).
Hospital Municipal de Santarém realiza mais de 671 cirurgias em um único mês — Foto: Agência Santarém/Divulgação

O Hospital Municipal Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS), realizou mais de 670 cirurgias e bateu um recorde de procedimentos em um único mês, em Santarém, oeste do Pará. A prefeitura divulgou os dados nesta quarta-feira (3).

Segundo a direção do HMS, desde o início do mês de julho, foram realizadas 100 cirurgias eletivas, 115 de urgência e emergência, 204 ortopédicas de média e alta complexidade e mais 252 em outras áreas.

A coordenadora do Núcleo de Unidades e Serviços de Média e Alta Complexidade (NMAC) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Karolina Neves, disse que o fluxo de processos e informações necessárias para viabilizar as cirurgias de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) está sendo flexibilizado.

“Atingir esse recorde histórico de cirurgias, mesmo o HMS funcionando com sua capacidade de ocupação no limite, significa que estamos conseguindo diminuir a longa fila de espera e acelerar o atendimento dos pacientes que buscam atendimento na unidade de saúde", destacou.

O cirurgião geral do HMS, Vinícius Savino, ressaltou a importância do marco histórico. “Estamos passando por um momento muito importante na unidade de saúde de Santarém porque mais um marco histórico foi alcançado. O hospital do município não havia realizado tantas cirurgias em um curto período como aconteceu no mês de julho".

Ainda segundo o cirurgião, desde 2021 o HMS têm avançado no atendimento. "Desde dezembro de 2021, quando começaram as cirurgias eletivas definitivamente no hospital, só temos avançado e atingido as metas. A população que estava na fila de espera há um tempo, conseguiu realizar o procedimento", pontuou.

A marca também acende um alerta para a imprudência no trânsito porque o maior número de cirurgias realizadas foram ortopédicas, totalizando 204 procedimentos de média e alta complexidade.

Vinícius destaca que no mês de julho o HMS atendeu diversos casos de pacientes que sofreram acidente grave no trânsito. “Essas cirurgias aumentaram por conta dos traumas, muitos acidentes foram registrados na cidade no mês das férias e atendemos vários casos de politraumatismo. É um número importante de cirurgias, mas que também traz um alerta e cuidado no trânsito”, disse.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou no mês de julho 161 acidentes de trânsito com 196 vítimas e 3 óbitos.
Samu registra mais de 161 acidentes de trânsito no mês de julho em Santarém — Foto: Agência Santarém/Divulgação

Para a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Vânia Portela, o HMS têm desenvolvido soluções para reduzir a fila de espera. “O hospital além de realizar as cirurgias, faz o acompanhamento do paciente no pré e pós-operatório, mesmo com o subfinanciamento da saúde e com a superlotação da unidade", argumentou.

O HMS recebe de portas abertas pacientes das regiões do Baixo Amazonas e Tapajós.

"É desafiador e gratificante ao mesmo tempo ter um número tão expressivo de cirurgias tanto eletivas quanto de urgência e emergência. Esse recorde é fruto do comprometimento da atual gestão municipal e de toda a equipe médica e dos profissionais da saúde que trabalham incansavelmente no Hospital Municipal”, enfatizou a secretária.

Fonte: G1 Santarém 

0 Comentários