Balanço da ‘Operação Verão 2022’ aponta redução nos crimes de roubo e furto no Pará


Detran realizou 51.669 testes de alcoolemia durante o Verão de 2022 (Reprodução)

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup) divulgou o o balanço final da Operação Verão 2022. De acordo com dados divulgados pela Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), vinculada à Segup, foram registradas reduções nos indicadores dos crimes de roubo e furto no estado, quando comparadas com o verão de 2021.

Os dados mostram uma redução de 35% e 29%, respectivamente, quando relacionados com o período do verão do ano passado. Em 2021 foram registrados 6.028 casos de roubo. Já em 2022 foram computados 3.896 ocorrências. Em relação ao crime de furto, no ano de 2021 foram registrados 8.185 casos, enquanto que neste ano, o número de ocorrências baixou para 5.784 casos.

“Nós tivemos a primeira operação verão pós-pandemia com todas as atividades liberadas, então, era de se esperar que houvesse um fluxo grande de pessoas nas 70 localidades do estado, nas quais atuamos durante a Operação Verão. Cerca de 8 mil profissionais da segurança pública foram utilizados, e de forma integrada, podemos implementar não só atividades de segurança e fiscalização, mas também, de serviços à população juntamente com parceria de outros órgãos, como a Defensoria Pública do Estado e o próprio Tribunal de Justiça do Pará, para que pudéssemos oferecer serviços, orientação, fiscalização e também segurança. Registramos ainda uma forte redução no número de roubos e furtos com o mesmo período da Operação Verão do ano passado. Avaliamos de forma positiva toda a estratégia da operação verão desenvolvida para este ano”, destacou o secretário de Segurança Pública do Estado, Ualame Machado.

Grande Belém

Durante a Operação foi registrada uma maior movimentação de veículos e pessoas com destino às cidades do interior do estado, onde houve reforço no efetivo local para atender aos turistas. Além disso, foi resguardada também a segurança da população que se manteve na capital, durante o mês de julho.

Na Região Metropolitana de Belém (RMB), a Polícia Militar promoveu a Operação Visibilidade, por meio do reforço do policiamento ostensivo e preventivo em pontos estratégicos nos grandes corredores urbanos.

Segundo a Siac, na RMB, a redução totalizou também 35% nos crimes de roubo (3.600 registros em 2021 e 2.334 em 2022), e ainda, 38% nos furtos (3.423 ano em 2021 e 2.136 este ano).

Produtividade

Entre as ações desenvolvidas nas localidades que receberam o reforço da Operação Verão, destacam-se a atuação das Polícias Civil e Militar, que de forma integrada, atuaram nas fiscalizações de estabelecimentos comerciais. Durante o mês de julho foram fiscalizados 2.489 bares e similares, além de 221 fiscalizações e abordagens referentes à poluição sonora. Foram realizadas também 514 prisões, além de 8.603 autuações.

Corpo de Bombeiros

Durante todo o veraneio, as equipes do Corpo de Bombeiros orientaram 67.646 pessoas, realizando um total de 1.612 atendimentos pré-hospitalares e localizaram 274 crianças perdidas dos seus responsáveis.

Departamento de Trânsito

As ações de fiscalização de trânsito e combate à alcoolemia foram bastante intensificadas durante todo o período do veraneio, em especial, nas praias e balneários do estado. Equipes do Detran realizaram 51.669 testes de alcoolemia. Foram efetuadas ainda 325 prisões por alcoolemia e 1.145 por descumprimento do Art. 165.

Polícia Científica do Estado

As atividades periciais foram demandadas no decorrer da Operação verão, por meio da Polícia Científica do Estado: foram realizados 1.565 exames periciais por lesão corporal, e ainda 485 perícias em veículos e 454 procedimentos de perícias.

As ações da Operação Verão foram iniciadas no dia 1º de julho e encerradas na última segunda-feira, 1º de agosto. Ao todo foram desenvolvidas atividades de segurança em cinco finais de semanas consecutivos.

CICC

O Centro Integrado de Comando e Controle da Segurança Pública foi instalado em Mosqueiro e Salinas, de onde foram realizados monitoramento eletrônico, além de oferecer serviços de atendimento à população.

Em Salinas, o Centro Integrado ofereceu diversos serviços, tais como a retirada de documentos, Registros Gerais, CPF e Certidão de Nascimento, assim como 2ª vias das respectivas documentações, por meio da Defensoria Pública do estado. O Tribunal Regional Eleitoral também esteve presente no Centro de Salinas, com uma cabine de orientações para população quanto ao uso da Urna Eleitoral, além da realização de cadastro para mesários voluntários.

Atendimento judiciário

O ônibus itinerante do Tribunal de Justiça, também integrou nas ações de segurança, sendo instalado na frente do Centro de Comando, em Salinas, com atendimento judiciário e audiências públicas a fim de agilizar as ocorrências lavradas durante o período do veraneio.

“Tivemos esse ano cinco finais de semana, o que também nos mostra um julho atípico, com um final de semana a mais do que o habitual. Todas as peculiaridades foram estrategicamente analisadas para que pudéssemos dar garantia à população de um veraneio mais tranquilo e mantendo a ordem pública. Conseguimos finalizar mais uma Operação Verão com êxito, realizando as fiscalizações necessárias e garantindo a segurança de todos”, finalizou Uálame Machado.

Com informações da Segup

0 Comentários