'Agosto Dourado': Semsa inicia campanha de incentivo à amamentação em Santarém

O leite materno é a principal alimentação do bebê nos primeiros seis meses de vida.
Semsa inicia campanha Agosto Dourado em Santarém — Foto: Agência Santarém/Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) iniciou a campanha 'Agosto Dourado' nesta segunda-feira (1), com uma roda de conversa no Terminal Fluvial Turístico para mães e gestantes que fazem acompanhamento no Centro de Referência em Saúde da Criança em Santarém, oeste do Pará. O leite materno é a principal alimentação do bebê nos primeiros seis meses de vida.

A campanha em 2022 tem como lema "Fortalecer a amamentação: educando e apoiando". Durante todo o mês de agosto diversas ações voltadas à conscientização da amamentação serão realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona Urbana, do planalto e da região de rios.

A titular da Semsa, Vânia Portela, falou sobre a importância das atividades. "O Agosto Dourado é um mês de conscientização para a importância da primeira infância e do aleitamento materno. E a secretaria intensifica as suas ações tanto na atenção primária quanto no Hospital Municipal de Santarém para fortalecer e incentivar à amamentação", destacou.

O leite materno auxilia no desenvolvimento de diversos sistemas da criança: imunológico, neurológico, metabólico e ainda fortalece o vínculo entre mãe e filho.

Sandra Lima é mãe de primeira viagem e relata que no início teve dificuldades de amamentar. "Eu tive alguns problemas para dar de mamar para o bebê, mas conforme ia passando os dias eu fui pegando a prática e hoje graças a Deus ele pega a mama e tá sendo maravilhoso", relatou.
Mãe participa da campanha Agosto Dourado em Santarém — Foto: Agência Santarém/Divulgação

Para as mães os benefícios são muitos, como: melhor recuperação do parto e menos risco de câncer de mama. O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos, sendo que nos primeiros seis meses o leite da mãe deve ser o único alimento do bebê.

A coordenadora da casa da criança, Oldaisa Alves, comemora o início da campanha. “No centro da criança nós trabalhamos essa temática diariamente, pois o leite materno é benéfico tanto para o bebê quanto para a mamãe. O leite materno é a primeira vacina do bebê, pois ele vai fortalecer a imunidade dele, sendo também seu primeiro alimento", ressaltou.

Agosto Dourado

A campanha Agosto Dourado foi instituída pela Lei n° 13.435 de 12 de julho de 2017, pela OMS, tem o objetivo de apoiar e promover práticas de incentivo ao aleitamento materno e a introdução à alimentação complementar, além de orientar hábitos saudáveis e nutrição adequada.

Fonte: g1 Santarém 

0 Comentários