UPA 24h moderniza sistema do serviço de Raios – X e leva mais agilidade no atendimentos aos usuários

Todos setores assistenciais passaram a usar o sistema Pacs, que compartilha as imagens; equipe médica já recebeu o treinamento necessário.

Agora todos os exames de Raios –X feitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h serão compartilhados em tempo real com todos consultórios médicos e enfermarias. Isso porque a unidade modernizou o sistema ao implantar o sistema Pacs que compartilha as informações na rede interna da Unidade. A novidade tem o potencial de estabelecer um diagnóstico mais preciso e eficiente, oferecendo assim, alta qualidade na imagem, beneficiando o paciente.

A modernização tem animado a equipe da Unidade, pois aumenta a oportunidade de elevar a excelência dos processos de trabalho. O sistema Pacs é uma das grandes facilidades tecnológicas que os centros de saúde utilizam hoje em dia. Por meio de um sistema compartilhado de leitura e envio de imagens, o Pacs permite que diferentes setores e consultórios possam acessar exames de forma prática e segura.

Segundo a coordenadora de imagem da UPA e do HMS, Regiana Lopes, com a padronização dos protocolos de transferência e armazenamento de exames, é possível construir bancos de dados mais confiáveis e organizados. “Além do mais, não vamos precisar imprimir o exame, exceto se o paciente pedir. Para nossa equipe é uma grande conquista, porque estamos facilitando a comunicação entre setores”, enfatizou.

Para a médica plantonista da UPA, Denise Lima, o servidor permite tanto a consulta online quanto o download dos arquivos, para mantê-los na estação de trabalho.

“Estamos muito felizes com esse novo sistema, ele facilitou muito nosso atendimento. A gente consegue ver o Raios-X com alta qualidade, podemos dar o zoom para ver mais detalhes. Essa mobilidade permite que os profissionais possam atender melhor aos pacientes, além de consultar informações remotas com muito mais rapidez”, disse a médica.

De janeiro a junho a UPA realizou 6.786 exames de Raios-X. O período que houve maior pedido foram os meses de maio, junho e julho. Os principais tipos de exames realizados foi de radiografia de tórax, para diagnósticos de síndromes respiratórias. Nesses meses a Unidade teve uma crescente nos casos de gripais.  

Como o sistema funciona, de fato?

Ao todo, são cinco etapas que possibilitam a interação e comunicação entre profissionais e exames de imagens.

Ragiana explica que na primeira etapa se realiza a captura das imagens de maneira tradicional, que gera a imagem no computador. “Há mais de 3 anos a UPA não realiza mais exame por meio de impressão tradicional, que eram aquelas com produtos químicos fortes”, lembrou.

Em seguida, os registros seguem para um servidor de imagens, utilizando um protocolo padrão de transferência.

Na terceira etapa, os dados enviados para o servidor seguem para um banco de dados externo, localizado na internet. Dessa forma, as informações se tornarão disponíveis para acesso online e offline.

“Por fim, os profissionais de saúde poderão acessar as imagens, além de poder baixá-las, fazer a impressão física ou salvar essas informações em seu próprio banco de dados off-line”, finalizou a coordenadora de imagem.

Nome Pacs

Pacs é a sigla para Picture Archiving and Communication System, ou Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens. Como o próprio nome indica, trata-se de um mecanismo desenvolvido com a função de facilitar a comunicação entre os setores.

Portal do Carpê com informações Ascom 

0 Comentários