Preparativos para o Çairé se intensificam

Coordenação do Rito Tradicional do Çairé inicia preparativos para montagem do barracão e agremiações dos Botos vão apresentar os temas do FestivalOs preparativos para a maior manifestação cultural do oeste do Pará, o Cairé, já estão se intensificando.  No período de 15 a 19 de setembro, na vila de Alter do Chão, serão realizados a Festa do Çairé e o Festival dos Botos.

“A população santarena e muitos turistas já aguardam ansiosamente pelo Çairé, porque durante dois anos não foi realizado, em razão da pandemia de Covid-19. Agora vamos ver os espetáculos que estão sendo organizados. Os trabalhos começaram no início do ano, para garantir uma festa ainda mais bonita”, enfatizou o titular da Secretaria de Cultura de Santarém, Luis Alberto Pixica.

A expectativa, segundo a organização, é retomar o turismo na cidade santarena e recuperar a economia, pois durante os 5 dias de festa, são esperadas 150 mil pessoas.

O Çairé de 2022 está sob a responsabilidade da Lei de Incentivo à Cultura, Namazônia e Prefeitura de Santarém, contando com a parceria do Banpará e patrocínio do Grupo Equatorial e do Programa Estadual de Incentivo à Cultura – SEMEAR, do Governo do Estado do Pará.

Puxirum para a construção do Barracão do Çairé

Na manhã do dia 13 de julho foi dado o pontapé inicial para a construção do Barracão do Çairé. De acordo com o coordenador do rito tradicional, Osmar Vieira, os preparativos para a construção da estrutura já iniciaram. “Os comunitários se reuniram na praça do Çairé e foram ao ramal do Laranjal, que fica nas proximidades da vila de Alter do Chão, para a retirada do material (palhas e madeiras), sempre com muito cuidado com o meio ambiente. É o início para os próximos puxiruns, que serão divididos em três etapas: abertura da palha, armação do barracão e cobertura do barracão. Depois disso, o barracão estará pronto para o grande dia do Çairé”, explicou.

Apresentação dos Temas para o Festival do Botos

Assim como a festa tradicional do Çairé, as coordenações dos botos Tucuxi e Cor de Rosa estão engajadas para mostrar a lenda do boto e encantar a plateia. Ainda este mês, os Botos Cor de Rosa e Tuxuci farão a apresentação dos temas para o Festival.

A coordenação do Boto Cor de Rosa vai apresentar o no dia 22 de julho, às 20h, no Galpão da Artes. Já o Boto Tucuxi fará a apresentação do tema e itens oficiais no dia 23 de julho, às 20h, no Lago dos Botos.

Assessoria de Imprensa

Ailanda Tavares (93) 99164 9484

Fabriane Ramos (93) 99200 0828

0 Comentários