Pessoas com síndromes gripais buscam atendimento na UDS da Praça Barão de Santarém

Unidade que funciona na Casinha do papai Noel voltou a atender nesta segunda (11).
Pessoas com sintomas gripais em busca de atendimentos na UDS da Praça Barão de Santarém — Foto: Zé Rodrigues/Tv Tapajós

No retorno das atividades da Unidade Descentralizada de Síndromes Gripais (UDS) na estrutura da Casinha do Papai Noel, na Praça Barão de Santarém, dezenas de pessoas buscaram atendimento nesta segunda (11).

A UDS foi reativada em razão do aumento do número de casos positivos de Covid-19 no município conforme apontam os exames realizados, e de pessoas com sintomas gripais.

“Os atendimentos são para pessoas com sintomas gripais, tosse, coriza, dor de cabeça, dor no corpo. É importante fazer a testagem, porque se o diagnóstico é positivo para Covid-19, a pessoa já entra no isolamento e isso evita que o vírus se espalhe”, destacou a coordenadora da Atenção Básica, Irlaine Figueira.

No primeiro dia de atendimento, as pessoas que estiveram na unidade apresentavam sintomas leves, de acordo com informações da equipe de triagem.

Para esta segunda fase de funcionamento da unidade, a Semsa disponibilizou 15 profissionais, entre médicos, pessoal administrativo, técnicos e enfermeiros. No local é realizada triagem dos pacientes, consultas médicas, notificação e dispensação e medicamentos.

A UDS irá funcionar de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h. É importante levar documentos pessoais e cartão SUS.

Em relação à imunização contra a Covid-19, as vacinas estão aplicadas nos 28 postos, e às terças e quintas na Prefeitura de Santarém, de 17h às 21h.

*Colaborou Alcindo Lima, da Rádio 94 FM

0 Comentários