Novo cartão do Auxílio Brasil começa a ser entregue


Auxílio Brasil segue o calendário do Bolsa Família (Foto: Reprodução)

Brasil – Os novos cartões do Auxílio Brasil começaram a ser distribuído nesta quarta-feira (6) pelo Governo Federal. A mudança ocorre após nove meses depois de o Bolsa Família dar lugar ao Auxílio Brasil. Quando o programa mudou de nome, os cartões deixaram de ser emitidos.

O novo modelo, com chip, pode ser usado na função débito e, a três meses das eleições, traz a marca do programa criado pelo governo Jair Bolsonaro, deixando de lado a identidade desenvolvida durante o governo do PT.

De acordo com o Ministério da Cidadania, 3,2 milhões de cartões foram emitidos em junho e já começaram a ser entregues pelos Correios. Serão contempladas 6,6 milhões de famílias beneficiárias, de maneira gradual e escalonada. O calendário de entrega, no entanto, não foi divulgado.

Inicialmente, tem prioridade quem ingressou no programa a partir de dezembro de 2021 e que, por não ter o cartão do benefício, recebe os R$ 400 mensais por meio da poupança social digital da Caixa.

Ainda segundo o ministério, os cartões antigos continuam válidos. Quem ainda não recebeu o novo cartão e está fora do grupo prioritário pode acompanhar o envio ligando para a central de atendimento da Caixa, nos telefones 0800-104-0104 e 4004-0104, ou presencialmente nas agências do banco.

De acordo com o Extra, quando a substituição dos cartões foi anunciada, a expectativa era que a mudança custasse aos cofres federais cerca de R$ 324 milhões. A medida foi questionada por um grupo de deputados federais no Tribunal de Contas da União (TCU). Eles apontaram mau uso do dinheiro público.

Os parlamentares também argumentaram que havia motivação eleitoreira na troca do modelo, já que os cartões antigos ainda estão funcionando e permitem que os usuários continuem sacando dinheiro, mesmo após a transição entre os programas.

0 Comentários