Investimentos na saúde bucal ampliam atendimentos odontológicos em Santarém

Em pouco mais de um ano, mais de 25 mil usuários receberam atendimentos
Centro de Especialidades Odontológicas e Laboratório de Próteses: qualidade na saúde bucal

A cobertura dos serviços odontológicos de Santarém está maior. Em um ano, foram investidos quase R$130 mil na saúde bucal do município. Esses recursos garantiram a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas (CEO), Unidades Básicas de Saúde (UBS) mais equipadas, contratação de mais profissionais e aquisição de equipamentos. Toda essa estrutura ampliou a capacidade de atendimentos dos santarenos registrando mais de 25 mil pacientes examinados de 2021 ao segundo semestre de 2022.

Mais estruturas odontológicas
CEO Tipo III no bairro Santa Clara tem estrutura e modernidade para melhor atendimento aos usuários

Nesses dois últimos anos, a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Divisão de Saúde Bucal, implantou consultórios odontológicos em 7 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Foram elas: Salvação, Amparo, Vila do Curuai - Lago Grande, Jutaí/Urumari, Aldeia/Fátima/ Laguinho, Prainha/Santíssimo e Esperança. Além desses, a atual gestão busca ainda a implantação de um consultório para a comunidade São José na região do planalto e a retomada dos atendimentos de urgência na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h.
A estrutura odontológica do município conta ainda com três consultórios completos nas Unidades Básicas de Saúde Fluviais (UBSF), um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) no bairro Santana, um CEO Tipo III e um Laboratório de Prótese no bairro Santa Clara que foram inaugurados recentemente no mês de junho, por ocasião dos 361 anos de Santarém. E já está em fase de revitalização o CEO do bairro Maracanã.
Laboratório de Próteses no bairro Santa Clara

Aquisição de equipamentos modernos e profissionais

Além da implementação de consultórios odontológicos, as demais unidades e centros estão mais equipados. Novos equipamentos foram adquiridos a exemplo de 20 novas autoclaves para as equipes de saúde bucal, um almoxarifado próprio refrigerado e adequado no Centro de Abastecimento Farmacêutico localizado na Trav. Assis de Vasconcelos, um Raio X digital para os centros de especialidades e um Consultório Portátil para ações e atendimentos na região do Planalto.

Foram entregues ainda 35 novas destiladoras de água, 09 compressores odontológicos, 10 unidades de Kits de canetas odontológicas, 10 fotopolimerizadores , 10 seladoras, 03 ultrassom odontológicas, 03 consultórios odontológicos novos, 05 Mochos auxiliares odontológicos.
Raio X digital garante precisão e agilidade dos exames

O conforto aos pacientes também é uma das diretrizes da atual gestão que renovou as mobílias e centrais de ar no CEO Santana, no CEO Tipo III e também no CEO Maracanã que em breve será entregue revitalizado.

Ampliação dos atendimentos

O governo municipal fortaleceu ainda a Atenção Primária à Saúde. Atualmente, a Divisão de Saúde Bucal da Semsa possui 40 equipes de profissionais.

Com a implementação de mais equipamentos e atuação de mais profissionais – ademais os 25 mil pacientes atendidos de 2021 ao segundo semestre de 2022 – a cobertura de atendimentos odontológicos de gestantes na rede SUS aumentou de 02% em 2018, para 32% em 2022.

Santarém participou ainda de um estudo do SB Brasil, um projeto sobre as condições de saúde da população para análise de novos investimentos.

Todos os investimentos mencionados estão contabilizados em R$ 128.014,84, recursos provenientes do tesouro municipal e demais recursos adquiridos por portarias do Ministério da Saúde.
Jeymenson Coelho ao lado de profissional de saúde bucal

O coordenador de Saúde Bucal da Semsa, Jeymenson Coelho, afirma que as conquistas no setor ‘balanceiam’ os desafios de atuar no SUS . “Trabalhamos por demanda com serviço gratuito, o que gera grande procura e naturalmente ocorre certa demora, mas nossas equipes dão fluidez aos serviços. E todos esses investimentos corroboram nossa atuação para oferecer o melhor a população. O cidadão santareno é sempre o grande vencedor ao ser beneficiado com ações de políticas públicas envolvendo a saúde bucal”.

“Nós temos ampliado os serviços odontológicos e investido em equipamentos para fortalecer e melhorar os atendimentos da saúde bucal pública do nosso usuário do SUS. É muito gratificante para nós poder devolver um sorriso saudável para a nossa população", declarou a titular da Semsa, Vânia Portela.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, ressalta que investir na saúde bucal está diretamente relacionado em garantir saúde como um todo. “Temos o compromisso de garantir atendimentos de saúde humanizados a nossa população. Investir em saúde bucal é investir na saúde de todo o organismo. Estamos ampliando e qualificando os serviços odontológicos especializados. Avançamos muito nesse quesito e ainda vamos introduzir mais modernidade e estrutura em nossa cidade.”

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários