Em 12 dias, julho tem quase o dobro de casos de Covid-19 registrados no mês de junho, em Santarém


Paciente com sintoma gripal fez o teste de Covid-19 na UDS — Foto: Zé Rodrigues/Tv Tapajós

Nos últimos dias aumentou consideravelmente o número de pessoas com sintomas gripais em Santarém, oeste do Pará, o que tem refletivo no crescimento da procura por testes para diagnóstico de Covid-19 nas Unidades Descentralizadas de saúde (UDS). Os casos da doença também têm aumentado. Nos primeiros 12 dias de julho, foram registrados 948 casos positivos, quase o dobre do mês inteiro de junho que registrou 545 casos.

Os números referem-se somente aos atendimentos realizados nas Unidades Descentralizadas de Saúde (UDS).

De acordo com levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no mês anterior 1351 pessoas com sintomas gripais foram notificadas por suspeita da doença. Nos 12 primeiros dias de julho, 1.466 foram notificados.

Segundo a Semsa, de janeiro a julho deste ano foram notificadas pelas unidades descentralizadas 16.522 pessoas. Desse total, 6.347 testaram positivo para Covid-19.

Na terça (13), 404 pessoas buscaram atendimento na UDS da Praça Barão de Santarém. 380 passaram por consulta médica, 208 fizeram o teste Swab e 109 testaram positivo, indicando o aumento de casos de Covid em Santarém.

Para atender a grande procura pelos testes e não faltar insumos, a Semsa montou estratégias com os profissionais de saúde que trabalham nas unidades, para que eles façam triagem dos casos suspeitos e disponibilizem o teste.

Irlaine Figueira, coordenadora de Atenção Básica de Santarém, reforçou que continua sendo ofertadas em Santarém a vacinação contra a Covid-19 e Influenza (gripe) em todas as unidades básicas de saúde na área urbana, planalto e região de rios. Na prefeitura de Santarém, às terças e quintas-feiras, funciona um posto alternativo no período da noite.

*Colaborou Zé Rodrigues, da Tv Tapajós

Fonte: G1 Santarém 

0 Comentários