Salinas, Santarém e Tailândia lideram infrações de trânsito no Pará em julho, aponta Detran


Reprodução/Detran

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) divulgou, nesta segunda-feira 18, o balanço parcial da Operação Verão deste ano. De acordo com o levantamento, no período de 1º a 17 deste mês, o órgão registrou 4.421 autuações nos municípios fiscalizados durante a operação. Dirigir sob a influência de álcool, conduzir motocicleta/motoneta/ciclomotor sem capacete, conduzir veículo com o licenciamento atrasado, dirigir sem o documento de habilitação e ultrapassar pela contramão são as infrações mais recorrentes nas rodovias estaduais.

O balanço mostra ainda que os municípios com maior número de ocorrências são Salinópolis (829), Santarém (665), Tailândia (486), Marituba (433), Vigia (370) e Benevides (342). A alcoolemia continua sendo monitorada pela fiscalização do Detran. Os dados parciais mostram que Salinópolis, Abaetetuba e Santa Bárbara lideram a concentração de casos de motoristas dirigindo sob a influência de álcool, com 239, 37 e 03 casos, respectivamente. A novidade é o aumento de casos em Abaetetuba e a redução considerável em Santa Bárbara, que dá acesso ao distrito de Mosqueiro, um dos destinos mais procurados pelos veranistas.

A análise mostra também que em geral os índices de alcoolemia vêm reduzindo a cada operação. Neste mês de julho, o Detran já aplicou 32.360 testes do etilômetro, mas apenas 1,5% deles acusou níveis de álcool acima do permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Por outro lado, este ano os veículos estão trafegando mais em condições irregulares. Em 2021, na primeira quinzena da Operação Verão, o Detran havia registrado 276 infrações por condução de veículo com alguma irregularidade ou violação. Este ano, o quantitativo já chega a 753 autuações. Este ano, o Detran está com equipes extras de atendimento de veículos e habilitação em Salinópolis durante todo o mês com o objetivo de facilitar a regularização de carros e CNHs. Mais de 4 mil pessoas já se regularizam até o momento.

De acordo com o balanço parcial, sete veículos roubados foram recuperados e apenas um acidente fatal foi registrado na PA-444, no acesso ao Atalaia. A Operação Verão do Detran ocorre em conjunto com as demais forças de segurança do Estado em mais de 30 municípios com o objetivo de garantir a segurança dos veranistas e preservar a vida no trânsito.

0 Comentários