Vendas do comércio diminuem no Pará em abril, aponta IBGE

Bruno Cecim/ Agência Pará

O volume de vendas do comércio no Pará teve uma queda de 4,4% em abril deste ano. A queda foi significativa quando comparada com os três primeiros meses do ano, cujos índices foram de 5,2% em março, 2,3% em fevereiro e 2,0% em janeiro. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo IBGE e divulgada nesta sexta-feira, 10.

O levantamento mostrou que o índice negativo apresentado em abril deste ano contrasta com o mesmo período do ano passado, quando o comércio teve um aumento de 4,9% em abril de 2021.

Mas não foi só o Pará que teve queda no volume de vendas do comércio. Os outros estados são Pernambuco (-7,7%), Roraima (-4,5%) e São Paulo (-1,2%).

No que se refere a variação acumulada do ano, verificou-se que o Pará teve um aumento de 9,1% no comércio. Já nos últimos 12 meses, o crescimento foi de 5,7%.

A PMC também mostrou que, no que se refere ao volume de vendas no comércio ampliado, os índices vieram positivos para o estado, passando de 0,0% em março para 0,6% em abril, o que colocou o Pará em 16° lugar na tabela dos estados.

No que se refere o país como um todo, a PMC apontou que o volume de vendas do comércio varejista no país cresceu 0,9% em abril, na comparação com março, apresentando o quarto mês consecutivo de alta. Contra igual período do ano passado, o crescimento foi de 4,5%.

Nos primeiros quatro meses do ano, o setor brasileiro acumulou aumento de 2,3%, e, nos últimos 12 meses, de 0,8%.

“Os quatro meses do ano foram positivos, mas vêm em trajetória decrescente: de 2,4% em janeiro para 0,9% em abril. O crescimento é consistente, porém desigual. Como um todo, o comércio varejista está 4,0% acima do patamar pré-pandemia, em fevereiro de 2020. Mas entre as atividades está desigual”, avalia Cristiano Santos, gerente da pesquisa.

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