Tradicional Missa Mocoronga celebra os 361 anos de Santarém


Esta quarta-feira, 22, foi dia de celebrar os 361 anos de histórias e encantos de Santarém a Pérola do Tapajós. A tradicional Missa Mocoronga aconteceu na Catedral Metropolitana de Santarém.

A celebração eucarística foi presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Irineu Roman e concelebrada pelo Padre Sidney Canto, vigário da Paróquia N. Sra da Conceição.
“É a terceira vez que eu celebro a Missa Mocoronga com muita alegria e muita satifsfação porque são 361 anos de existência dessa cidade que tem uma história muito linda. É uma região que tem um interculturalidade de povos, raças de uma vida próspera do meio ambiente, dos rios, é uma região muito bonita e poder celebrar essa festa desta cidade e pensar que nós também como Igreja queremos colabora, queremos estar juntos, com os demais que fazem parte dessa cidade para que ela seja cada vez mais rica na sua cultura, nos seus saberes, no seu trabalho, no crescimento para o bem comum dessa população", observou o arcebispo metropolitano Dom Irineu Roman.

A 1ª leitura foi proclamada pela 1ª da do município Celsa Brito.
A orquestra Wilson Fonseca conduziu a celebração com cantos religiosos e canções da terra. As orações foram em intenção da continuidade do crescimento do munícipio.
Ao final da celebração, foi cantado os parabéns, com um belíssimo bolo artístico, doado pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Oeste do Pará (Sipcop) e pintado por Emerson Mafra, colaborador do Cras Alter do Chão. A procissão de entrada foi acompanhada de festa e música, ao som do Espantacão.
Emerson destacou detalhes da decoração do bolo de aniversário. “A decoração trouxe no primeiro andar a imagem da Catedral Nossa Senhora da Conceição, representando os 361 anos de existência, o amarelo representa o nosso lindo pôr do sol de todos os finais de tarde, o brasão do município que é nossa identidade, a força de nossa cultura, o rio e a arte tapajônica que retratam o nosso povo ribeirinho, as nossas riquezas naturais e todos os atrativos da nossa querida pérola do Tapajós”, detalhou o artista.

A titular da Semtras, Sandra Santana, agradeceu ao Sipcop que doou o tradicional bolo de aniversário, ao Emerson Mafra que produziu a arte e também por estar pela primeira vez a frente da programação da Missa.
“Hoje é um dia muito especial, é o momento de agradecer e louvar a Deus sobre a gestão, ao Prefeito Nélio Aguiar pelo amor, carinho e dedicação. É a primeira missa que estou responsável com toda a família Semtras nessa organização junto com os parceiros, os quais agradecemos por esta celebração", contou Sandra.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, falou sobre essa data em que se comemora os 361 anos de Santarém. “Hoje é um dia especial, em que estamos na celebração da Missa Mocoronga para agradecer a Deus por todas as bênçãos que tem derramado por toda nossa cidade, ao nosso povo, Santarém é uma terra encantadora que encanta todos nós, é uma terra de paz, tem um povo trabalhador, e vem crescendo e se desenvolvendo a cada dia. A gente está muito feliz em poder comemorar junto com o nosso povo. A cada aniversário a gente tem mais ânimo, mais disposição ainda, mais compromisso e governar sempre com muita seriedade, muita responsabilidade para que Santarém continue avançando cada vez mais", avaliou e agradeceu o Prefeito.
Além do Prefeito de Santarém Nélio Aguiar também estiveram presentes a primeira dama do Celsa Brito; o exprefeito Ronan Liberal, os deputados Estadual José Maria Tapajós e Federal Airton Faleiro; o Presidente da Câmara Municipal Ronan Liberal Junior, os secretários municipais Sandra Santana (Assistência Social), Vânia Portela (Saúde), Emir Aguiar (Governo), Ezequiel Aquino (Esporte e Lazer), Jean Murilo (Serviços Públicos), (Finanças) Josilene Pinto; (Procuradora geral do município) Paula Piazza; vereadores; autoridades civis e militares, a coordenadora da secretaria de estado de Assistência Social do Centro Regional de Governo Soliene Sousa e o chefe de gabinete da Prefeitura Alberto Portela.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários