Santarém, 361 anos: comunidade escolar do Aeroporto Velho recebe UMEI reformada e ampliada

Educação infantil fortalecida com investimento de mais de 1,3 milhão
As comemorações alusivas aos 361 anos do município de Santarém continuam. Na manhã desta sexta-feira (10) o prefeito Nélio Aguiar entregou à comunidade a reforma e a ampliação da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Aeroporto Velho,na Anísio Chaves, bairro de mesmo nome. É a terceira creche entregue só nesse mês de junho, alusivo às comemorações do aniversario de Santarém.
A UMEI Aeroporto atende a 173 crianças de 2 a 5 anos de idade nas modalidades Integral e parcial e recebeu ampliação de sete salas de aula, bloco administrativo e bloco de serviço. Os recursos de cerca de R$ 1,3 milhão de reais (R$1.330.239,95) são provenientes do Fundeb.

Ao lado da Primeira Dama Celsa Brito e da Secretária de Educação Maria José Maia da Silva e demais autoridades, como o Deputado Estadual José Maria Tapajós e o Presidente da Câmara Municipal Ronan Liberal Jr, o prefeito Nélio descerrou a placa que inaugura o novo espaço educacional, um dos primeiros a contar com Jardim Sensorial.
O padre Cleberson Pereira, pároco da Paróquia Sagrada Família, foi convidado para dar uma benção especial à nova Unidade.

A solenidade também contou com a presença da Filarmônica Municipal Professor José Agostinho. Sob regência do maestro Rafael Brito, a banda apresentou o hino de Santarém e músicas santarenas além de um dueto com Heloisa Corrêa que fez uma apresentação de carimbó.

“Ao senhor prefeito Nélio Aguiar e professora Maria José Maia, me faltam palavras para dizer o quanto somos gratos por nos incluírem nesse projeto e pelo carinho com que a educação infantil é vista por vocês. Hoje, a Umei Aeroporto está de cara nova e aqui se inicia um novo ciclo em que cada espaço deverá formar e transformar vidas, cidadãos e cidadãs santarenos conscientes de seus direitos e deveres para com a sociedade”, palavras da coordenadora da Unidade, Lucélia Mota Monteiro.
O Presidente da Câmara de Vereadores, Ronan Liberal Jr., destacou o modo de fazer gestão do governo com a educação.

“Mais do que recurso, se não tiver gestão, não tem obra, não tem investimento e, sobretudo, não tem essa preocupação com aqueles que não só serão o nosso futuro, mas que já são o nosso presente, que são nossos filhos, nossas crianças e eu fico feliz de, enquanto presidente do poder legislativo, juntamente com meus colegas vereadores, poder contribuir diretamente para esse legado”, disse Ronan.
A Secretária de Educação Maria José Maia da Silva ressaltou em sua fala a importância das Unidades de Educação Infantil devido a grande demanda de crianças nessa faixa etária. A Secretária também destacou o fato da Umei Aeroporto ser uma das pioneiras a contar com jardim sensorial.

“A demanda é grande, são cerca de 13 mil crianças no nosso município. Então, olha aí o nosso desafio, a nossa responsabilidade, e eu quero chamar a atenção pra um detalhe, é a primeira Unidade que entregamos com Jardim Sensorial, que estimula os sentidos da visão, do olfato, do tato, da audição e do paladar e através dele (jardim sensorial) podemos trabalhar muitos valores essenciais pra vida das crianças”, frisou a titular da educação.

Além das três já entregues (Floresta, Maracanã e Aeroporto) outras seis Unidades de Educação Infantil serão entregues até o final desse mês, são elas Ubaldo Correa (Tabocal), Ubirajara Bentes, Urumari, Caranazal, Cipoal (BR 163) e Interventoria.
Determinação e atitude foram qualidades citadas pelo prefeito Nélio Aguiar. Segundo ele, as obras que estão e serão entregues são fruto de um governo determinado e que tem atitude para trabalhar.

“Fizemos um choque de gestão na educação. Conseguimos ter um equilíbrio fiscal que nos permite navegar bem sem passar por nenhuma tempestade, temos recursos para pagar o piso do Magistério, temos recursos pra pagar o salário em dia, todo dia 25 de cada mês o salário tá na conta, inclusive esse mês dia 25 cai num sábado e não pensem vocês que só vão receber na segunda-feira. Não, vamos antecipar o pagamento para o dia 24 de junho, dia 24 vai tá na conta”, completou o gestor.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários