Profissionais da saúde de Mojuí dos Campos recebem treinamento de primeiros socorros e resgate em veículos de emergência

A capacitação técnica foi realizada nesta quarta-feira (8) e foi ministrada pelo Samu de Santarém. Ao todo, 24 profissionais participaram da formação teórica e prática.
Entrega de certificados aos profissionais de saúde na Unidade Mista de Saúde. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

Com o objetivo aperfeiçoar o trabalho dos profissionais da saúde que atuam na urgência e emergência no município, a Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santarém, realizou nesta quarta-feira (8) um treinamento sobre primeiros socorros, resgate em veículos de emergência e técnicas de Atendimento Pré-Hospitalar (APH).

Ao todo, 24 profissionais da saúde, incluindo condutores de veículos e técnicos de enfermagem, participaram da formação ministrada pela equipe do Samu em duas etapas. A parte teórica ocorreu pela parte da manhã em uma igreja evangélica no bairro Esperança. A parte prática ocorreu no período da tarde em ruas e avenidas do município, com simulação de acidentes, resgate e atendimento pré-hospitalar. A entrega de certificados foi realizada no fim da tarde, na Unidade Mista de Saúde.

"Aqui aprenderam técnicas de imobilização, primeiros socorros, fraturas expostas, fraturas fechadas. Estamos aqui para somar juntamente com a equipe de Mojuí dos Campos. Hoje a equipe do Samu está atendendo todas as cidades vizinhas, onde a gente é chamado para dar suporte avançado quando é necessário. Quem ganha é a população, pois terão aqui profissionais qualificados e treinados para realizar o atendimento", afirmou o condutor socorrista do Samu, Antônio Carlos Oliveira.

Durante o curso, os condutores e os técnicos de enfermagem puderam trocar experiências sobre a vivência de práticas em APH, a fim de padronizar técnicas e aprimorar o atendimento de pacientes. O treinamento está baseado nas diretrizes do Ministério da Saúde que se refere ao APH, que é o atendimento emergencial em ambiente extra-hospitalar, como por exemplo a remoção de pacientes.

"Tivemos o dia inteiro de capacitação com os nossos profissionais, visando oferecer qualidade no atendimento de possíveis casos de acidentes e remoção de pacientes. A Prefeitura, através do prefeito Marco Antônio, e a Secretaria Municipal de Saúde tem investido na capacitação dos servidores e quem ganha é a população. Queremos agradecer ao Samu pela parceria, e parabenizar os nossos profissionais pelo curso", destacou o secretário municipal de saúde de Mojuí dos Campos, Glayton Rodrigues.

Texto: Adonias Silva
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM

0 Comentários