Prefeitura de Santarém revitaliza Jardim Sensorial da Apae

Iniciativa é mais uma ferramenta pedagógica que visa estimular o desenvolvimento dos atendidos pela instituição
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Santarém teve o Jardim Sensorial revitalizado pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap). A iniciativa foi executada pelo Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam) em conjunto com o Parque da Cidade. A entrega do espaço renovado foi na manhã desta quarta-feira (08/06). A atividade integra a programação da Semana Municipal de Meio Ambiente.

“Essas terapias estimulam os sentidos que, por sua vez, ajudam na inclusão da vida social, estimula o respeito pela natureza”, ressaltou a presidente da APAE Santarém, Jacirene Façanha.
No jardim foram revitalizados os caminhos ecológicos, chãos com diferentes tipos de materiais orgânicos, assim como implantadas espécies medicinais e ornamentais.

“Para o local foram destinadas plantas com aromas e texturas, justamente para chamar a atenção dos portadores de necessidades especiais. Para quem pisa nos caminhos do jardim, foram usados serragem, areia e a brita mais fina. Trabalhamos todo o colorido do jardim”, relatou a bióloga da Semma, Suelem Silva.
Ao longo da ação, equipe de educação ambiental do Ciam também levou orientações e apresentou vídeos com temas relacionados aos cuidados com o meio ambiente.

Projeto Jardim Sensorial

O Projeto Jardim Sensorial foi implantado em 2018, partindo da necessidade de alternativas de terapias. É um espaço na natureza que proporciona bem-estar, além de contribuir como mais uma ferramenta pedagógica para o desenvolvimento dos atendidos da APAE Santarém.

Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente faz parte da programação oficial do aniversário de 361 anos de Santarém. Mais de 75 ações estão envolvidas, dentre elas 46 inaugurações de obras como Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas, quadras cobertas e ruas pavimentadas; entrega da Medalha Pe. Felipe Bettendorf; show nacional e regional; corrida de rua e a entrega da Nova Orla da cidade.

Confira outras programações:

09/06

Programa Mesa Redonda da 94FM, com o tema: "Por uma Pérola mais Verde"

Horário: 08h15

Local: Rádio 94FM

Circuito Ambiental com ponto de entrega para embalagens de produtos cosméticos, coleta de resíduos eletrônicos, troca de garrafas PETs por brindes, de serviços de saúde e orientações sobre adoção responsável de animais

Horário: 18h

Local: Praça de Eventos

10/06

Lançamento da Campanha Anual de combate às Queimadas

Horário: 09h

Local: Corpo de Bombeiros

Portal do Carpê 

0 Comentários