Novas urnas para as eleições 2022 já estão no Pará


Ascom TRE Pará

As novas urnas que serão usadas nas eleições deste ano já se encontram no Pará. No total, são 9.760 urnas eletrônicas modelo 2020, ano em que foram definidas as especificações. Com isso, o Pará passa a ter 24 mil urnas para serem utilizadas nas eleições de 2022. Elas ficarão guardadas no Depósito de Urnas do Tribunal, localizado no município de Ananindeua.

“Concluímos o recebimento das quantidades de novas urnas que vamos usar nas próximas eleições. Essas quantidades de urnas vão representar uma renovação de 50% das urnas que vamos utilizar no dia das eleições nas sessões eleitorais. Estamos subindo nosso parque de 21 mil urnas para, praticamente, 24 mil urnas. Houve um crescimento. É natural em virtude da elevação do quantitativo de eleitores no estado do Pará, com cerca de 6 milhões de eleitores votando”, afirmou o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral (TER) do Pará, Alessandro Cruz.

O novo modelo traz algumas diferenças em relação às urnas que são usadas nas eleições do estado.

“O terminal que fica na mesa do mesário é maior, colorido e com tela touch. Elas também vão dar mais agilidade à votação, porque permitem habilitar o próximo eleitor, enquanto o anterior ainda está votando. Além disso, as novas urnas são menores, mas com uma tela maior”, disse Alessandro Cruz.

Até o momento ainda não foram definidas as zonas para onde as novas urnas modelo 2020 serão destinadas. Mas por uma questão de logística, elas devem ficar na Região Metropolitana de Belém. As urnas começam a ser distribuídas para as respectivas zonas eleitorais a partir de agosto.

O secretário do TRE garante que as urnas novas e antigas passaram por testes que garantem a segurança das eleições.

“As urnas eletrônicas, assim como outros sistemas eleitorais, passaram por teste público de segurança. Ele teve início em novembro do ano passado. E agora teve período de tese de confirmação e saiu o resultado do relatório demonstrando que a runa passou por todos os testes pelo qual foi submetida”, explicou.

0 Comentários