Ministério da Saúde aponta redução da mortalidade materna no Pará

Reprodução: MedicinaS/A

Um estudo realizado pelo Painel de Monitoramento de Mortalidade Materna, do Ministério da Saúde, emitido em abril deste ano, aponta que o Pará deixou de ser o primeiro colocado no ranking da mortalidade materna, posto que ocupava em 2019, passando para a 3ª colocação em 2020 e descendo para o 11º lugar em 2021.

Os dados da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), apontam que houve uma redução de 38,8% na comparação entre números absolutos de mortes ocorridas entre janeiro e abril de 2021, e o mesmo período deste ano.

O fortalecimento do Pacto pela Redução da Mortalidade Materna, dá assistência a grávidas desde o pré-natal até o nascimento da criança. O pacto foi criado para fortalecer o pré-natal na atenção básica, realizado a partir do monitoramento de cinco indicadores de saúde da mulher, além de apoiar os municípios na linha de cuidado materno e infantil.




Segundo a coordenadora estadual de Saúde da Mulher, Nicolli Vieira, o Pacto tem propiciado o fortalecimento da linha de cuidado materno e infantil nos três níveis de assistência, com ações direcionadas para identificar as principais fragilidades do pré-natal, melhorando as boas práticas de parto e nascimento.

“A ideia é qualificar a rede materno infantil nas regiões do estado, organizando uma linha de cuidados para as gestantes, dando maior atenção desde o primeiro momento da gestação até o pós-parto. Isso repercute positivamente na diminuição dos índices de mortalidade materna no Pará”, explica Nicolli Vieira.


Outra ação que repercute na queda de óbitos maternos é a realização do projeto “Saúde por todo o Pará”, realizado em 2021, quando uma equipe de 100 profissionais foi enviada para uma série de ações em 14 municípios do Arquipélago do Marajó. O programa realizou diagnóstico situacional materno-infantil e promoveu ações de saúde itinerante.

O projeto envolveu visitas técnicas dos profissionais nas salas de cirurgias e maternidades locais, além do também atendimento médico. A partir do diagnóstico situacional, foram adotadas medidas para melhorar a estruturação de assistência à saúde na região. Na ocasião, foram contabilizados 15.950 procedimentos.

O óbito materno se dá quando uma mulher morre durante a gestação ou dentro de um período de 42 dias após o término (seja com parto ou aborto) devido a qualquer causa relacionada com ou agravada pela gravidez ou por medidas em relação a ela.

Portal do Carpê 

0 Comentários