Inaugurado Posto Avançado do Corpo de Bombeiros em Alter do Chão

O posto avançado do Corpo de Bombeiros em Alter do Chão tem 177,38 m² de área construída.
Governador Helder Barbalho, prefeito Nélio Aguiar e deputado Hilton Aguiar descerrando placa inaugural do posto avançado dos bombeiros — Foto: Zé Rodrigues/Tv Tapajós

Com a presença do governador Helder Barbalho (MDB) foi inaugurado na tarde desta terça (21) o posto avançado do Corpo de Bombeiros, em Alter do Chão, vila balneária distante cerca de 37 km da zona urbana de Santarém, oeste do Pará.

O governador chegou ao posto avançado do Corpo de Bombeiros acompanhado por comitiva formada por diversas autoridades, entre elas: Prefeito Nélio Aguiar e a primeira-dama Celsa Brito, deputados estaduais José Maria Tapajós, Airton Faleiro e Hilton Aguiar, e da ex-prefeita de Santarém Maria do Carmo Martins.

Militares do Corpo de Bombeiros perfilados deram as boas-vidas ao chefe do executivo estadual, às demais autoridades e convidados presentes.
Chegada do governador Helder Barbalho e comitiva com recepção dos bombeiros militares — Foto: Zé Rodrigues/Tv Tapajós

A obra executada com recursos do Governo do Estado em terreno doado pela Prefeitura Municipal de Santarém teve ordem de serviço assinada por ocasião das comemorações do aniversário de 360 anos de Pérola do Tapajós, em junho do ano passado.

O posto avançado do Corpo de Bombeiros em Alter do Chão tem 177,38 m² de área construída. De acordo com o Governo do Estado, o espaço dispõe de alojamentos masculino e feminino com banheiros, copa, cozinha, recepção, almoxarifado e lavabo, além de uma garagem para viaturas operacionais. Haverá também espaço para planejamento de ações de prevenção e combate a incêndios.

Para a comunidade de Alter do Chão, a instalação do posto representa a materialização de um sonho. "Era uma sonho nosso, da comunidade e também das pessoas que nos visitam, porque traz pra perto de nós uma atuação mais presente dos bombeiros. É mais segurança para os banhistas", disse o administrador distrital, Kléber Costa.
Posto avançado do Corpo de Bombeiros em Alter do Chão — Foto: Zé Rodrigues/Tv Tapajós

O governador Helder Barbalho destacou a importância da estruturação de Alter do Chão. "É fundamental que nós possamos cada vez estrutura Alter do Chão, inclusive com estratégia de descentralização de serviços, pois muita vezes devido as distâncias de Santarém fazendo com os serviços cheguem de maneira tardia, por isso, os investimentos que nós estamos fazendo aqui com o Corpo de Bombeiros, em infraestrutura, e fortalecendo cada vez mais para que Alter do Chão possa se consolidar como referência para o turismo no Brasil e no mundo", pontuou Helder.

De acordo com tenente-coronel Celso Piquet, comandante do 4º Grupamento de Bombeiros Militar (4º GBM) o posto avançado é fundamental para as ações de prevenção de afogamentos e salvamento no rio, nesse primeiro momento.

"O posto vai dar esse primeiro suporte, principalmente no que diz respeito ao rio. E nós sabemos que a população vai recorrer ao posto pra solicitar outros serviços, então a gente vai procurar manter aqui os equipamentos básicos para atendimento de ocorrências. Contamos com o apoio da secretaria de Saúde para dar apoio na necessidade de atendimento pré-hospitalar. E vamos, claro, sempre manter contato com o 4º grupamento de bombeiros militar, que esse que vai dar um suporte maior para um atendimento de grande vulto, como no caso de incêndio. Nós daremos a primeira resposta", explicou Piquet.

Fonte: G1 Santarém 

0 Comentários