Homem é preso em flagrante por importunação sexual durante viagem de ônibus entre Santarém e Rurópolis

De acordo com a Polícia Civil foi o primeiro caso de prisão em flagrante por esse crime, em Rurópolis.
Homem é preso em flagrante por importunação sexual durante viagem de ônibus entre Santarém e Rurópolis — Foto: Polícia Civil

Um homem de 38 anos foi preso por importunação sexual na madrugada deste domingo (5), suspeito de tocar nos seios e nas coxas de uma mulher durante viagem de ônibus. O caso aconteceu entre Santarém e Rurópolis, região oeste do Pará.

Segundo a polícia, o homem identificado como Francis de Assis Gomes Rodrigues, natural de São Miguel do Guamá, nordeste do Pará, apresentava sinais de embriaguez quando resolveu tocar nas partes íntimas da vítima enquanto dormia sentada.

A mulher sentiu as mãos do suspeito, que estava ao seu lado. A vítima relata que a ação aconteceu mais de uma vez.

Ao chegar no destino final da viagem, a vítima desceu do ônibus na rodoviária de Rurópolis e foi em direção a uma viatura da Polícia Militar relatar o ocorrido e denunciar o suspeito.

Os policiais avistaram o suspeito dentro do ônibus e o prenderam em flagrante. Foi o primeiro caso de prisão em flagrante por importunação sexual em Rurópolis.

De acordo com informações do delegado Ariosnaldo Vital Filho a empresa de ônibus será notificada a fim de averiguar se houve omissão do motorista ou de algum outro colaborador diante do crime ocorrido contra a passageira, pois ela relatou que sofreu constrangimento durante toda a viagem.

Ainda de acordo com o delegado, a pena para esse crime vai de um a cinco anos de reclusão, se não caracterizar um crime de maior gravidade.

Como denunciar?

Uma “passada de mão”, uma “encoxada” ou aquela “cantada ofensiva” dentro do ônibus, sem o consentimento da vítima: todas essas ações são exemplos de importunação sexual.

Ao identificar que está sendo vítima, não se cale. Ameace o suspeito de denúncia, faça com que outras pessoas vejam o que está acontecendo e avise que elas servirão de testemunhas.

Peça ao cobrador ou ao motorista que pare na unidade operacional da Polícia Rodoviária Federal ou Delegacia de Polícia Civil mais próxima.

Caso não consiga agir, tente sinalizar discretamente a uma pessoa próxima o que está acontecendo, informando que a situação é um crime de importunação sexual e que o veículo precisa parar em alguma unidade policial.

Peça também que seja sua testemunha do fato. A vítima pode ainda ligar para a PRF pelo 191.

Quando o veículo parar em uma unidade operacional da PRF ou quando for abordado, informe aos policiais quais foram os fatos que ensejaram a importunação sexual, as ações realizadas, apresente as testemunhas e o autor do crime.

Fonte: G1 Santarém 

0 Comentários