Confira as estratégias de segurança para o verão 2022 no Pará


Reprodução/Agência Pará

segurança pública e presidentes dos Comitês Integrados de Segurança Pública (Cispeds), nesta quarta-feira, 8, em Belém, definiu estratégias para a Operação Verão 2022, prevista para o mês de julho, mês de grande circulação no interior do Estado, nos principais balneários e demais pontos turísticos do Pará.

O encontro, ocorrido no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), em Belém, pontuou uma série de questões para o veraneio deste ano, que se caracteriza por ser o primeiro com medidas de prevenção mais flexibilizadas desde o início da pandemia de Covid-19. Também devem contribuir com a operação, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Defensoria Pública do Estado e Tribunal de Justiça do Estado.

Diferentemente de anos anteriores, festivais, programações religiosas e desportivas devem movimentar os municípios, atraindo frequentadores locais e turistas. A expectativa é de aumentar a circulação de pessoas no interior.

Estratégias – Para o veraneio, a Segup deve ativar dois Centros Integrados de Comando e Controle. Em Salinópolis, o Centro de Comando será ativado na entrada do atalho da Sofia, na Praia do Atalaia, reunindo todos os órgãos que participam da operação, além do centro de monitoramento eletrônico, que recebe as imagens geradas pelas câmeras de segurança do Centro Integrado de Operações (Ciop) distribuídas nos principais pontos do município, para inibir e coibir a criminalidade.

Na Ilha de Mosqueiro, distrito de Belém, o Centro de Comando será instalado no Caramanchão, na Praia do Farol, para acompanhar as imagens das câmeras de monitoramento, reunindo agentes de segurança pública para o relato e análise das ações.

Além disso, a Base Integrada Antônio Lemos deve compor o leque de espaços para atuação dos órgãos do Sistema de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds). Situada na região Marajó Ocidental, a base funcionará como ponto estratégico de fiscalização e atuação fluvial nos rios e furos do arquipélago.

Portal do Carpê 

0 Comentários