Centro de Referência em Saúde do Trabalhador capacita equipe do Samu

O objetivo da ação foi esclarecer como deve ocorrer o processo de reconhecimento e notificação dos acidentes de trabalho.
Para melhor atender na assistência de saúde de urgência dos trabalhadores usuários do SUS, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu uma capacitação especial, ministrada pelas técnicas Alcineia Linhares e Narjara de Sousa, nos dias 06 e 13 de junho. A atividade foi coordenada pela Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), através do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) Regional Baixo Amazonas.

O objetivo da ação foi esclarecer como deve ocorrer o processo de reconhecimento e notificação dos acidentes de trabalho, bem como cumprir a recomendação feita pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Nessa capacitação foi abordado o Protocolo de Acidente de trabalho, dando ênfase no reconhecimento do trabalhador acidentado e no processo de notificação compulsória do acidente de trabalho, de acordo com a Portaria n° 204/2016.

Para o coordenador do Cerest, Geovane Farias, essas ações são extremamente importantes. “Essa atividade faz parte da programação de educação permanente do Cerest e visa capacitar os profissionais da saúde do município de Santarém e dos municípios de abrangência. Essas ações são muito necessárias, pois auxiliam para o melhor atendimento médico de urgência”, enfatizou o coordenador.

Por Katrine Cardoso

0 Comentários