Caso Rita: Marcado para 15 de setembro júri popular de homem que matou a companheira por ciúmes

Makaivo será julgado pelo crime de homicídio qualificado por motivo torpe (ciúmes), feminicídio e ocultação de cadáver.
Momento da condução de Makaivo Santos Vieira da Seccional de Polícia Civil para a viatura que o levou à Penitenciária — Foto: Lorena Morena

O júri popular do assassino confesso de Rita Carvalho dos Santos, foi marcado pela 3ª Vara Criminal de Santarém, oeste paraense, para o dia 15 de setembro deste ano. Makaivo Santos Vieira, 28 anos, era motorista da Cooperativa da Floresta Nacional do Tapajós e usou uma caminhonete da Coomflona para ocultar o corpo de Rita no município de Rurópolis em janeiro deste ano.

Makaivo será julgado pelo crime de homicídio qualificado por motivo torpe (ciúmes), meio que dificultou ou impossibilitou a defesa da ofendida e feminicídio, e ocultação de cadáver.


Desaparecimento de motorista da Coomflona e namorada intriga familiares; polícia investiga
'Eu fiquei o tempo todo perto do corpo', diz motorista da Coomflona ao confessar que matou namorada

Na mesma decisão que definiu a data de julgamento de Makaivo, o juiz Gabriel Veloso ainda manteve a prisão cautelar do acusado e decidiu sobre as provas a serem produzidas em plenário.

O crime

O casal Makaivo Santos Vieira, 28 anos, e Rita Carvalho dos Santos, 16 anos, saiu em uma caminhonete da Coomflona na tarde do dia 30 de janeiro deste ano, para levar um irmão de Makaivo da comunidade Prainha até Pini, em Belterra, oeste do Pará. Depois de deixarem o homem em Pini, Makaivo e Rita desapareceram.

Familiares do casal se mobilizaram por meio de redes sociais numa campanha em busca de localizar Makaivo e Rita. A princípio, havia a suspeita de que eles pudessem ter sido sequestrados por causa da caminhonete da Coomflona,

No dia 31, o corpo de Rita foi encontrado próximo à caminhonete em uma área de mata no município de Rurópolis. Ele apresentava perfuração de faca no pescoço.

Makaivo foi encontrado próximo ao local. Segundo populares, ele tentou fugir mas foi agarrado e entregue à Polícia, sendo conduzido primeiramente para a Delegacia de Rurópolis onde prestou depoimento e confirmou ao delegado Ariosnaldo Vital Filho que matou Rita com uma facada no pescoço em meio a um discussão do casal por ciúmes. E disse também que ficou com o corpo dentro do carro por várias horas até decidir ir para Rurópolis onde abandonou o corpo e o veículo.

Fonte: G1 Santarém 

0 Comentários