Terreiros de umbanda e candomblé podem ser regulamentados em Belém; entenda


Reprodução/Larissa Carneiro

Uma audiência pública com o tema “Meu Terreiro é Legal” foi realizada nesta segunda-feira, 30, para discutir a legalização e regularização de terreiros, barracões e outros templos religiosos em Belém. O pedido da audição foi feito pela vereadora Lívia Duarte (PSOL) à Câmara Municipal no dia 25 de abril deste ano solicitando a reunião para o dia 18 de maio.

O requerimento diz que “é necessário equiparar os terreiros a qualquer outra igreja ou entidade religiosa, pois enquanto as outras instituições sempre foram orientadas a se regularizar, isso não aconteceu às religiões de matriz africana”, afirma.

Além disso, também é solicitado políticas públicas, participação em projetos sociais, trabalhos com a população e benefícios nas contas de energia.

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos, promotora de Justiça Ana Cláudia Pinho, participou da discussão a convite da vereadora e destacou o combate do Ministério Público do Pará (MPPA) contra o racismo e intolerância religiosa. O evento aconteceu no auditória da OAB e contou com a participação de agentes do poder público, representantes da sociedade civil e das religiões africanas.

Com informações do MPPA.

0 Comentários