Polícia Civil prende o sexto integrante de uma facção criminosa em comunidade da zona rural de Santarém

A segunda fase da Operação 'Tripalium' foi deflagrada na comunidade Parauá, cerca de 2h de lancha do município.
Suspeito foi preso em uma comunidade da zona rural de Santarém — Foto: Alcindo Lima/94FM

Uma equipe da Polícia Civil prendeu o sexto integrante de uma facção responsável por vários crimes em Santarém, oeste do Pará, em uma comunidade da zona rural. A segunda fase da Operação 'Tripalium' que estava em andamento a procura pelo último suspeito da organização criminosa, foi deflagrada nesta sexta-feira (27) na comunidade Parauá, cerca de 2h de lancha da cidade de Santarém.

De acordo com a polícia, o suspeito identificado como Geremias da Silva Vasconcelos, conhecido como "Jecó", tem ligação com a facção "Fluminense", grupo responsável por torturar um homem na ocupação Bela Vista do Juá.

Operação 'Tripalium' cumpre mandados de prisão de membros da facção 'Fluminense' em Santarém
Suspeito de furtos na Ocupação do Juá sofre fratura exposta nas pernas durante agressão; VÍDEO

A operação coordenada pelo delegado do Departamento de Polícia Civil de Santarém, Jamil Casseb, busca desarticular a organização criminosa que atuava com tráfico de drogas na região.

O homem foi levado para a 16ª Seccional Urbana de Polícia Civil para procedimentos legais. O suspeito segue à disposição da justiça.

Entenda o caso

A Operação 'Tripalium' foi deflagrada na manhã do dia 18 de maio para cumprir 6 mandados de prisão contra pessoas que cometeram crimes como homicídio, tráfico de drogas, roubo/furto e organização criminosa em Santarém, oeste do Pará. A ação é uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar.

As equipes coordenadas pela 16ª Seccional Urbana da Polícia Civil, atuaram nas ruas de Santarém com o apoio de agentes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Unidade Integrada ParáPaz (UIP) do bairro Nova República e Santarenzinho com o objetivo de desarticular uma organização criminosa que atuava com tráfico de drogas na região.

O objetivo da ação realizada no dia 18 de maio era cumprir 6 mandados de prisão. No dia foram presos cinco suspeitos, o sexto integrante não havia sido localizado naquela data.

Homem que sofreu tortura fica paraplégico

Edivaldo Saraiva da Silva, 34 anos, conhecido pelo apelido "Macaxeira", sofreu fraturas expostas nas duas pernas e também teve um braço quebrado. A violência foi filmada pelos agressores da facção "Fluminense".

Segundo informações repassadas à polícia no local, Macaxeira teria praticado alguns furtos na ocupação, o último teria sido um televisor, e membros de uma facção o localizaram para aplicar uma espécie de corretivo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e no local realizou os primeiros socorros, com imobilização dos membros fraturados antes de encaminhar a vítima para o Pronto Socorro Municipal de Santarém.

Após 5 dias, a vítima da tortura ao receber alta médica, a polícia confirmou que o homem ficou paraplégico e/ou sem possibilidade de voltar a andar.

O significado do nome 'Tripalium'

A palavra tripalium vem do latim tripaliare, que por sua vez, foi um instrumento utilizado para trabalho na lavoura, mas que foi transformado pelos romanos para realizar a prática de tortura, como o nome indica, de três paus, mais precisamente três estacas que, fincadas no chão formavam as vértices de um triângulo. Na estrutura prendiam pessoas para serem martirizadas.

O nome faz referência ao caso da vítima conhecido pelo apelido "Macaxeira".

Fonte: G1 Santarém 

0 Comentários