PF fecha três garimpos de ouro durante operação no Pará


Crédito: Reprodução/Ascom PF

A Polícia Federal (PF) realizou a operação “Sonho Distante” no último sábado, 7, para combater o desmatamento ilegal da Amazônia Pará. A ação só foi divulgada na manhã de hoje.

De acordo com a PF, os policiais Polícia Federal de Redenção, na região sudeste do estado, e pelo Ministério Público Federal (MPF), receberam denúncias de um garimpo clandestino de ouro em uma área isolada da terra indígena Kayapó, que fica a cerva de 160 km do município de São Félix do Xingu. O crime estaria gerando desconforto para os indígenas locais e riscos de confronto com os garimpeiros.

A incursão no local garimpo ocorreu através do uso de helicóptero do Centro de Operações Aéreas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por conta do difícil acesso no local.

Ainda de acordo com a PF, três garimpos foram fechados. Além disso, a Polícia afirmou que o dano ambiental será qualificado pela perícia para o ressarcimento dos infratores.

Caso as hipóteses sejam confirmadas, os suspeitos poderão responder pelos delitos no art. 2º, caput, da Lei nº 8.176/91 e art. 55 e 56 da Lei nº 9.605/98. A pena pode ser de um a quatro anos de prisão, e inclusão de multa.

Com informações da Ascom PF.

0 Comentários