Operação 'Tripalium' cumpre mandados de prisão de membros da facção 'Fluminense' em Santarém

A ação integra policiais civis e militares, e conta com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.
Polícias Civis e Militares de Santarém — Foto: Paulo Ricardo/TV Tapajós

Uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar cumpriu mandados de prisão em Santarém, oeste do Pará. A Operação 'Tripalium' foi deflagrada no início da manhã desta quarta (18) para cumprir 6 mandados de prisão contra pessoas que cometeram crimes como homicídio, tráfico de drogas, roubo/furto e organização criminosa.

As equipes coordenadas pela 16ª Seccional Urbana da Polícia Civil, começaram a atuar nas ruas de Santarém nas primeiras horas da manhã de terça com o apoio de agentes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Unidade Integrada ParáPaz (UIP) do bairro Nova República e Santarenzinho. A ação também conta com apoio das polícias dos municípios de Belterra e Mojuí dos Campos.
16ª Seccional Urbana da Polícia Civil de Santarém — Foto: Alcindo Lima/94 FM

De acordo com o delegado Jamil Casseb, a operação busca desarticular uma organização criminosa que atuava com tráfico de drogas na região.

"A operação desencadeada teve como resultado a prisão de cinco pessoas. A ação conduzida pelo delegado Erick Peterson aqui da UIP Santarenzinho, de forma estratégica, conseguiu localizar os criminosos", destacou o delegado.

Os membros de uma facção que teriam aplicado uma espécie de corretivo em um homem identificado como Edivaldo Saraiva da Silva, 34 anos, conhecido pelo apelido "Macaxeira" na ocupação Bela Vista do Juá, foram localizados e presos.

"Os envolvidos que participaram daquela agressão bárbara, no mês de abril, em que um suspeito de furtos na Ocupação do Juá sofreu fratura exposta nas pernas e, que está paraplégico, foi realizado a prisão preventiva dos suspeitos", disse.

Um homem identificado como Felipe Tomás dos Santos Oliveira, conhecido como "Peteca", suspeito de planejar atentados contra agentes da segurança pública em Santarém ligado à facção "Fluminense", foi preso pela PRF na noite de terça.

"O Peteca, indivíduo de extrema periculosidade, envolvido em vários homicídios na cidade, foi beneficiado com saída temporária, mas não retornou ao sistema penal. Segundo informações, ele estava ameaçando algumas autoridades policiais aqui da região. A prisão do homem nesta noite mostra que os órgãos de segurança pública estão cada vez mais integrados, unidos no sentido de fazer esse combate à criminalidade", enfatizou.

Nome da Operação 'Tripalium'

A palavra tripalium vem do latim tripaliare, que por sua vez, foi um instrumento utilizado para trabalho na lavoura, mas que foi transformado pelos romanos para realizar a prática de tortura, como o nome indica, de três paus, mais precisamente três estacas que, fincadas no chão formavam as vértices de um triângulo. Na estrutura prendiam pessoas para serem martirizadas.

O nome faz referência ao caso de um homem vítima de tortura na Ocupação Bela Vista do Juá. A operação teve o objetivo de realizar a prisão de membros ligados à facção criminosa responsável pelo crime contra a vida da vítima.

*Colaboraram Alcindo Lima, da Rádio 94 FM, e Paulo Ricardo, da TV Tapajós

Fonte G1 Santarém 

0 Comentários