Mais de 400 mil paraenses já declararam imposto de renda


Crédito: Reprodução/Agência Brasil

Até esta segunda-feira, 2, 434.858 contribuintes entregaram a declaração em todo o estado do Pará, o que corresponde a 61,4% do esperado que é de 707.768 declarações. Já na 2ª Região Fiscal, que é composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, 971.641 contribuintes cumpriram a obrigação Federal.

A Receita Federal cobra multa de quem está obrigada a entregar a declaração e não fizer até o fim do prazo que termina dia 31 de maio.

O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. Você terá 30 dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora.

Para as declarações com direito à restituição, se a multa não for paga dentro do vencimento, ela será descontada, com os respectivos acréscimos legais, juros, do valor do imposto a ser restituído. Mas se você não concorda com a multa, ou seja, considera que entregou a declaração dentro do prazo, por exemplo, ou entende que a multa não é devida por algum outro motivo, você pode apresentar, dentro dos 30 dias do vencimento, uma impugnação.

0 Comentários