Líder indígena prevê ‘derramamento de sangue’ em conflitos com garimpeiros no Pará

 
Líder da Terra Indígena Baú, no Pará, Mydjere Mekrãgnotire afirma, neste sábado, 21, que nove garimpeiros foram detidos em aldeia, após tentativa de invasão de garimpo.

“Nesse momento, o cacique e o guerreiro estão lá, eles prenderam nove garimpeiros e (…) a qualquer momento pode acontecer derramamento de sangue por causa do garimpo ilegal”.

Mekrãgnotire informou que, há quatro dias, órgãos competentes foram acionados, mas não deram respostas.

“Cadê o Ministério Público? A Funai? A Polícia Federal? (…) Estamos pedindo apoio há quatro dias e nada de resposta, então cadê o órgão competente para fazer alguma coisa e retirar os garimpeiros não indígenas que estão lá”.

De acordo com as lideranças do povo Kayapó, os indígenas solicitaram a presença da Polícia Federal para a retirada dos invasores detidos.

Os Kayapós relatam que flagraram os invasores tentando reativar um garimpo conhecido como Pista Nova, localizado dentro da TI, que fica no município de Altamira, no sudeste paraense.

Ainda segundo os indígenas, o grupo de invasores pretendia também, chegar em um segundo garimpo na região, conhecido Pista Velha. O grupo teria apoio de alguns indígenas.

‘Risco de conflito’

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF) há risco de conflito entre os próprios kayapós – envolvendo os que apoiam o garimpo. Cerca de 40 indígenas ou mais podem se envolver no conflito na região.

Com informações do G1

0 Comentários