Dia do Gari – Prefeitura de Santarém homenageia os profissionais fundamentais para a cidade e a saúde pública

Função deve ser valorizada e respeitada por todos
Faça chuva ou faça sol os agentes de limpeza pública estão sempre nas ruas cumprindo a missão profissional de deixar a cidade sempre limpa e organizada. Hoje, 16 de maio, é celebrado o Dia do Gari e a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo e Serviços Públicos (Semurb) homenageia estes profissionais pela importante função que desempenham para a saúde pública.

O termo gari surgiu por origem do nome do empresário francês Aleixo Gary, fundador da primeira empresa de coleta de lixo da cidade do Rio de Janeiro, em 1976.

Em Santarém, estes profissionais agem em diversas frentes de trabalho como a capina, roçagem, remoção de entulhos, desobstrução dos sistemas de drenagem e varrição.

Raimundo Sousa, Raimundo Rego, Iracelma Costa, Genilson Oliveira e Jorge Conceição são os profissionais com mais tempo de serviço no poder executivo. Juntos, eles somam 75 anos na função.

Raimundo Waldemir de Sousa é agente de limpeza há 6 anos e atualmente, exerce a função no serviço de capina. Ele comenta sobre os desafios do trabalho e como a população pode apoiar a profissão.

“Eu penso no meu trabalho, é o modo de ganhar meu sustento. Peço a Deus que me dê saúde para vencer essa batalha. É uma função de extrema necessidade para a nossa cidade ficar limpa e mais desenvolvida. Procuro fazer o meu melhor todos os dias quando estou no trabalho para não deixar má impressão. Só queria que quando estivermos na frente da casa do morador, que ele não discrimine o nosso trabalho, se a gente precisar de água que ele possa nos ajudar”, relatou Raimundo.
Raimundo Sousa soma aos serviços de capina

Raimundo Nonato da Silva Rego também é gari e desenvolve a função no serviço de entulho. “Tenho 13 anos de serviços de remoção de entulhos, meu trabalho e da equipe é procurar os pontos críticos da cidade, o qual tem os bueiros entupidos. O meu trabalho é cuidar da cidade tirando terra das caixas de esgotos, tirando o lixo de dentro dos bueiros para desobstruir as galerias. É uma alegria fazer esse trabalho, porque é daqui que tiro o meu sustento. Minha mensagem é que estaremos sempre juntos para fazer esse trabalho que entregaram em nossas mãos”.
Raimundo Rego atua há 13 anos na profissão

Iracelma Garcia Costa soma ao quadro de servidores exercendo a função no serviço de varrição no Distrito de Alter do Chão. “Trabalho aqui em Alter do Chão e tenho 17 anos na função. Antes passava muita necessidade e depois que consegui esse emprego tudo foi melhorando em minha vida. Trabalho com muito orgulho, sou muito feliz em ser gari. Faça chuva ou faça sol estou aqui nesse trabalho. Me sinto muito feliz ao lado de nossos parceiros. Ainda temos muita dificuldade, pois ainda ouvimos que varrer rua não é trabalho digno, mas é daqui que garantimos o pão de cada dia dignamente para a nossa família. Eu tenho muito orgulho de ser gari do fundo meu coração”.
"Trabalho com muito orgulho, sou muito feliz em ser gari", diz Iracelma

Genilson Araújo de Oliveira desenvolve sua função no serviço de drenagem. “Trabalho na equipe de esgoto desobstruindo os sistemas de drenagem há 19 anos. Sou muito satisfeito com esse trabalho e tenho orgulho de trabalhar nessa função de limpeza. Parabenizo a todos os colegas que trabalham comigo”.
Genilson (no centro) junto aos colegas de profissão

Jorge Conceição Saraiva Cunha desenvolve a função no serviço de roçagem. “Estou na função a mais de 20 anos e 16 anos trabalho como roçador. Dou o meu melhor, pois é da roçadeira que tiro o meu sustento, como faço em casa faço na rua. Se não fosse nós não tinha rua limpa, passamos todos os meses nas mesmas ruas para o bem da população. Desejo o maior abraço aos colegas de trabalho, que eles possam sempre fazer o seu melhor.”
Jorge está na função há mais de 20 anos

A programação do Dia do Gari culminará na sexta-feira (20), com uma programação cultural com almoço nas dependências do prédio da Semurb.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários