Cooperativa de Boa Esperança é certificada com o selo SIM da Prefeitura de Santarém

Com o selo, Cooperativa está apta a beneficiar farinha de mandioca em todo o município
Dando continuidade ao fortalecimento das políticas públicas de produção, abastecimento e segurança alimentar em Santarém, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) credenciou, na manhã desta sexta-feira, 20, a Cooperativa dos Produtores da Agricultura Familiar da Comunidade Boa Esperança (Coopboa) com o registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). A iniciativa busca incentivar a economia local, qualificar a produção agrícola, garantir saúde pública e principalmente estimular a agricultura familiar, gerando emprego e renda de maneira sustentável.
A cerimônia de entrega ocorreu na sede da entidade, localizada no Km 43 da PA-370 (Curuá-Una). Na ocasião, estiveram presentes o Prefeito de Santarém Nélio Aguiar; Deputado Estadual José Maria Tapajós; Secretário da Semap Bruno Costa; Coordenadora da Agricultura Familiar Elis Rebelo; Representantes da cooperativa, além de parceiros.

Com a entrega do Selo Municipal a Coopboa está apta a beneficiar em todo o município farinha de mandioca e seus derivados, devendo seguir as normas e regulamentos preconizados pelo SIM.

O presidente da Cooperativa, Francisco Tarcísio, relatou que a entidade agora poderá realizar a venda de seus produtos com toda a garantia e qualidade. Conta que o apoio do município para estruturar o local de forma correta e dentro das normas estabelecidas, foi determinante para o processo de aquisição do certificado de registro.
Francisco agradeceu o apoio da Prefeitura

“Através do certificado temos a certeza que conseguiremos aumentar a nossa venda, pois a população saberá que possuímos um produto que tem segurança e procedência. O apoio que recebemos dos técnicos da Semap foi importante para agilizar o processo”, pontuou o presidente.

Em seu discurso, o prefeito de Santarém Nélio Aguiar enfatizou que obtendo a certificação, os cooperados passarão a agregar valor ao que produzem, além de terem um mercado bem mais amplo.
"SIM agrega valor a produção", afirma Nélio Aguiar

“O selo do SIM vai trazer inúmeros benefícios à cooperativa, pois agregará valor aos produtos e permitirá principalmente o acesso do agricultor aos programas de compra governamental. Temos na agricultura familiar e nas agroindústrias um grande potencial estratégico para geração de emprego e renda. O incentivo à certificação de novas empresas junto ao município é uma das propostas do atual governo, com o propósito de estimular a economia local”, ponderou o gestor municipal.

Atualmente, 34 estabelecimentos possuem o selo municipal. Desses, 25 são cadastrados no Serviço de Origem Animal (Simpoa) e 9 no de Origem Vegetal (Simpov). Os números são frutos do empenho da atual gestão, levando em consideração que até o ano de 2016, apenas seis empresas tinham registro no SIM, desde a sua criação em 2009.

"O aumento considerável de empresas cadastradas é um marco histórico deste governo. Por meio desse serviço, garantimos a segurança alimentar da população, incentivando a formalização de estabelecimentos agroindustriais, a geração de renda e, por consequência, ampliamos as receitas do município, fomentando o desenvolvimento local", observou o Secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa.

A Coopboa fundada no ano de 2011 possui sede na Comunidade Boa Esperança, localidade no Km 43 da PA-370 (Curuá-Una). Desde a fundação, a entidade produz e comercializa de forma sustentável produtos de origem vegetal, buscando a melhoria da qualidade de vida e aumento da renda dos cooperados, gerando benefícios para a comunidade. Atualmente, 148 associados mantêm uma ampla tradição no trabalho com a mandioca.


Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários