Comissão avalia produtos da agricultura familiar que irão compor o cardápio da alimentação escolar 2022

Alimentos passam por avaliação sensorial para medir a qualidade
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o Núcleo Técnico de Alimentação Escolar (NAE), analisaram na terça-feira (3), os alimentos que deverão compor o cardápio da alimentação escolar da rede municipal e estadual de ensino. Os itens fazem parte da chamada pública Nº 001/2022, para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar e do Empreendedor Familiar Rural, destinado ao atendimento do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

A análise é feita por uma comissão constituída por servidores da Semed/NAE, do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), da Vigilância Sanitária e da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap).
As normativas da chamada pública seguem a resolução CD/FNDE n°06 de 08 de maio de 2020 do Programa de Alimentação Escolar no que diz respeito à qualidade do produto ofertado atendendo aos padrões higiênico sanitário dos alimentos que são entregues nas escolas.

Avaliação das amostras de produtos

A coordenadora do NAE, Vanda Maia, explicou que os alimentos passam por uma avaliação sensorial para medir a qualidade.

“Será emitido um laudo de avaliação sensorial assinado por todos os membros desta equipe composta por portaria. A equipe é designada para fazer essa avaliação e emissão do laudo com o parecer. Após esse passo, seguirá para o andamento do rito processual no Núcleo de Licitações e Contratos”, disse Vanda.

O presidente do CAE, José Francisco, ressaltou o papel do Conselho dentro do processo de aquisição de alimentos.

“Esse é um momento ímpar da alimentação escolar visto que a função do CAE é acompanhar todo o procedimento. Se queremos uma alimentação de qualidade devemos fazer nosso papel de acordo com a Lei 11.947/2009 para que o programa do PNAE seja executado da melhor maneira possível e para isso temos que acompanhar todo o processo de licitação e chamada pública. A presença do CAE é sinônimo de alimentação de qualidade para os alunos”, reiterou Francisco.

A secretária municipal de Educação Maria José Maia da Silva acompanhou a amostra de produtos. Ela lembrou que o cardápio da alimentação escolar do município é composto por 30% da agricultura familiar.
“Nós sabemos da importância de termos essa alimentação no lanche diário das nossas crianças, tanto da zona urbana quanto da zona rural. Nosso trabalho é para que todo aluno tenha uma boa alimentação diária, por isso nosso esforço para atingir a meta e, por meio também da agricultura familiar, melhorar o orçamento dos nossos produtores que têm a venda garantida para a prefeitura por meio da Chamada Pública. Com isso reduzimos o desperdício de produtos e a economia circula dentro do próprio município. Nós estamos felizes em poder melhorar cada vez mais a alimentação escolar de nossas crianças”, salientou a titular da Semed.

Confira os 28 produtos que integram a lista de alimentos da merenda escolar

Abacaxi regional, alface, banana regional, banana verde, batata doce, cará roxo, cheiro verde, couve, colorau regional, farinha de mandioca, farinha de tapioca, gome da mandioca, jerimum, laranja regional, macaxeira (embalada a vácuo), mamão regional, maxixe, melancia, pepino regional, pimentão regional, pimentinha de cheiro, polpa de açaí, polpa de acerola, polpa de goiaba, polpa de taperebá, repolho regional, tangerina regional e tomate regional.


Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários