Bloqueio no orçamento de mais de R$ 6 milhões ameaça funcionamento da Ufopa em 2022

Corte impacta diretamente os serviços de fornecimento de energia, limpeza, vigilância, segurança e demais contratos.
Cartaz de protesto aos cortes no orçamento das universidades — Foto: Sílvia Vieira/G1 Santarém

As universidades públicas federais sofreram na última sexta-feira (27), bloqueio orçamentário de 14,54% dos recursos de custeio. Na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), esse bloqueio corresponde a R$ 6.036.311,00, o que impacta diretamente os serviços de fornecimento de energia, limpeza, vigilância, segurança e demais contratos. Com o orçamento reduzido, os recursos disponíveis para funcionamento da Ufopa são insuficientes para o ano de 2022, de acordo com a instituição.

Em nota divulgada pela Ufopa na segunda (30), a Universidade destaca que as ações do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) não sofrerão impacto direto com o bloqueio orçamentário, assim como o funcionamento das unidades administrativas e acadêmicas e as ações de fomento à graduação e pós-graduação.

Ainda de acordo com a nota, foi possível resguardar os editais e recursos disponíveis nas unidades acadêmicas do impacto imediato, possibilitando, assim, a continuidade das atividades acadêmicas.

"Ainda assim, o bloqueio orçamentário imposto pelo Governo Federal é extremamente preocupante e, se não for revertido, causará a interrupção de serviços essenciais para a Ufopa a partir de outubro", diz a nota.

A Pró-Reitoria de Administração (Proad) e a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) emitirão um comunicado conjunto para as unidades acadêmicas e administrativas com instruções para otimizar a execução orçamentária no exercício corrente, objetivando alcançar taxas satisfatórias de execução dos recursos disponíveis. "Tal medida é fundamental para garantir a continuidade e a qualidade das nossas atividades acadêmicas, bem como para respaldar a solicitação de desbloqueio do orçamento da Ufopa", ressalta da Universidade.

Para reivindicar ao Ministério da Educação (MEC) a recomposição do orçamento da Ufopa e das demais universidades públicas do país, a Gestão Superior da Universidade se une à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e às demais instituições federais de ensino superior.

Fonte: G1 Santarém 

0 Comentários