Aplicação da 3ª dose contra Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos é realizada em Santarém

A aplicação dos imunizantes iniciou nesta segunda-feira (30) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Vacinação é voltada para adolescentes de 12 a 17 anos de idade — Foto: Divulgação/Semus

Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Santarém, oeste do Pará, está ofertando desde segunda-feira (30) a 3ª dose da vacina contra a Covid-19 par adolescentes de 12 a 17 anos. A vacinação para esse público foi liberada no município após o recebimento da nota técnica do Governo Federal emitida na sexta-feira (27).

De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, a dose de reforço deve ser preferencialmente Pfizer, podendo ser utilizado também o imunizante CoronaVac. Adolescentes grávidas e puérperas devem tomar reforço com Pfizer.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica de Saúde, Irlaine Figueira, embora a nota técnica do governo federal priorize a vacina da Pfizer, as unidades de saúde de Santarém estão com a falta do imunizante.

"Estamos há alguns dias com a falta da Pfizer no município, assim como em toda a região. Não temos previsão de receber esse imunizante. Mas há outras vacinas que podem ser usadas. Seguimos a norma técnica do Ministério da Saúde, na qual destaca quê, com a ausência do imunizante da Pfizer, pode ser complementado com outra vacina, que é a CoronaVac", destacou a coordenadora Irlaine.

A vacinação acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde de Santarém. A TV Tapajós, afiliada da TV Globo, esteve na unidade do bairro Fátima e constatou que a procura foi tímida durante a manhã desta segunda.

Aplicação da 3ª dose da vacina contra Covid-19 em adolescentes, inicia em Santarém

Documentação exigida

Para receber a vacina é necessário apresentar um documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS e o cartão de vacina. Os adolescentes devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis, manifestando sua concordância com a vacinação.

Quando tomar a 3ª dose?

A terceira dose deve ser aplicada quatro meses após o recebimento da segunda. A vacina a ser utilizada nos adolescentes será, preferencialmente, a Pfizer ou a CoronaVac. Os imunossuprimidos deverão tomar exclusivamente a Pfizer.

Fonte : G1 Santarém 

0 Comentários