Secretaria de Saúde de Mojuí dos Campos inicia a primeira etapa da campanha de vacinação contra a gripe

A vacinação começou nesta quinta-feira (7), na Unidade Mista de Saúde, bairro Alto Alegre. Estão sendo imunizados idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde.
Vacinação de idosa na Unidade Mista de Saúde no bairro Alto Alegre, em Mojuí dos Campos. (Foto: Silvágner Grigório/Ascom/PMMC)

A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou nesta quinta-feira (7) no município a campanha nacional de vacinação contra a Influenza (H1N1), mais conhecida como campanha da gripe. Nesta primeira etapa, que se estende até 30 de abril, a imunização será destinada a idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da área da saúde. A vacinação ocorreu na Unidade Mista de Saúde, no bairro Alto Alegre no período da manhã e da tarde.

Para receber a imunização, os idosos deverão apresentar documento que comprove a idade. No caso dos profissionais da saúde, eles devem apresentar um contracheque ou outro documento que demonstre o vínculo empregatício.

A coordenadora municipal de imunização, enfermeira Kesia Aguiar, alerta para a importância da vacinação e convoca a população para comparecer aos pontos de imunização. "A vacina é de suma importância para nossa população é muito importante para manutenção do nosso sistema de saúde. Com a nossa população imunizada nós vamos reduzir as chances de ter hospitais e as unidades de saúde sobrecarregadas, então é importante ressaltar que a vacina da gripe está atualizada, é trivalente, composta pelos vírus H1N1, H3N2 (Darwin) e a cepa B, ela estará disponível nos postos de saúde tanto da zona urbana como na zona rural conforme divulgação da secretaria municipal de saúde", afirmou a coordenadora.

De acordo com o Ministério da Saúde, o idoso é o público que mais sofre com as complicações da doença e a vacinação ajuda a reduzir o número de hospitalizações. A aposentada Maria do Socorro de Araújo, de 64 anos de idade, compareceu ao ponto de imunização pela manhã. É a segunda vez consecutiva que ela é vacinada contra o vírus da influenza. "Quando é anunciado o começo da campanha, me vacino e é por isso que é muito difícil aparecer uma gripe", disse.

Aos 68 anos, Antônio de Oliveira, morador do bairro Alto Alegre, fala da importância da prevenção contra a gripe e não deixa de se vacinar todo ano. "Quando eu não me vacinava contra a gripe, ela me derrubava, e hoje a gripe vem e passa logo", afirmou o aposentado.

Na segunda fase da campanha, entre 2 de maio e 3 de junho, serão imunizadas crianças de 6 meses a menos de 5 anos, gestantes e puérperas, povos indígenas, professores e demais trabalhadores de educação do ensino básico e superior, além das pessoas com deficiência permanente.

Texto: Elivaldo Silva
Fotos: Silvágner Grigório
Assessoria de Comunicação - ASCOM

0 Comentários