Santarém – Polícia Militar emite nota sobre agressão verbal a profissionais da imprensa


Crédito: Reprodução sociais 

Na data que comemorou o dia do Jornalista, 7 de abril, o blogueiro Júnior Pião e repórteres da TV Princesa, foram impedidos de exercer o direito de informar após o tenente Farias, do 3° Batalhão de Polícia Militar (3° BPM), solicitar de maneira agressiva e com palavras de baixo calão que os profissionais parassem de gravar a entrada do indivíduo na viatura policial.

Minutos que antecederam a atitude lamentável, o atuante repórter policial, Júnior Pião, estava narrando o fato ao vivo através da sua página, onde mais de 6 mil pessoas acompanhavam a reportagem.

Na ocasião quando os policiais deslocavam um indivíduo que se envolveu em um esfaqueamento por causa de supostas trocas sexuais, o PM em tom agressivo proferiu: “Pára de gravar c#r@lh0, já disse!” e moveu a mão para a direção da câmera do blogueiro. Veja no vídeo:
Todos que acompanhavam a abordagem policial ficaram surpresos com a reação do militar, haja vista que a atividade jornalística ocorre em parcerias com os agentes dos órgãos de segurança pública. Ainda na noite de quinta-feira (07/04) profissionais da imprensa foram até a 16° Seccional de Polícia Civil registrar um boletim de ocorrência.

Após a repercussão negativa a Polícia Militar, sob responsabilidade do Tenente Maciel do 3° BPM, emitiu a seguinte nota:

”O Comando do 3° BPM, por meio desta, vem esclarecer que toda informação necessária deve ser levada a conhecimento público e que os veículos de imprensa desenvolvem esse importante papel. Iremos analisar as imagens divulgadas e caso seja vislumbrado qualquer tipo de cerceamento a liberdade de informação é nosso dever instaurar procedimento administrativo para apurar o fato.

Outrossim, ressaltamos que o serviço policial, apresenta muitos riscos e um dos momentos que mais devemos ter cuidado e cautela para salvaguardar a nossa segurança e de outras pessoas que estejam as proximidades é durante uma abordagem, pois mesmo que o cidadão demonstre estar colaborando com o procedimento de abordagem, não sabemos qual será o verdadeiro comportamento caso ele esteja portando uma arma de fogo ou qualquer outro objeto que possa apresentar risco de lesão e até mesmo risco de morte”.

Já o blog do Pião, através da sua página oficial, se manifestou esclarecendo que sempre prezou pelo bom relacionamento da imprensa com a Polícia Militar, leia a seguir:

Nota SINJOR-PA

“A Diretoria Regional do Tapajós-DRTap do Sinjor-PA e Comissão da Defesa da Liberdade de Imprensa da OAB-PA vem repudiar o ato de truculência verbal de policiais militares aos profissionais de comunicação, Diego Silva e Gleison Nascimento da “TV Princesa” e o blogueiro Rosinaldo Jr do “Blog do Pião “. O ato ocorreu durante a cobertura da prisão de um suspeito de esfaqueamento, na tarde desta quinta -feira (07), em Santarém (PA).

A DRTap do Sinjor-PA esteve acompanhando os comunicadores na manhã desta sexta-feira (08), em reunião no Comando do 3° Batalhão de Polícia Militar (3° BPM), qual os policiais são vinculados. No momento foram destacados os serviços essenciais, tanto da imprensa, como da polícia militar. E, principalmente, a necessidade do respeito e ética ao exercício profissional entre as categorias. O Comando do Batalhão abrirá procedimento para apurar e avaliar o material de vídeo e depoimentos da abordagem e verbalização do policiamento.

Os ataques aos profissionais de comunicação representam graves ameaças, tanto à democracia, como à liberdade de informação e expressão. Cerceamento da liberdade de imprensa serão combatidos”.

Matéria atualizada às 15h15.

O Impacto – Por Diene Moura

Foto: Reprodução

0 Comentários