Prefeitura empossa 18 gestores de escolas indígenas da Rede municipal

A abertura da cerimônia de posse contou com ritual indígena
A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), através do Setor de Educação Escolar Indígenada, deu posse a 18 novos gestores das escolas indígenas da rede municipal de ensino, nas regiões do Arapiuns, Tapajós e Planalto santareno. Os novos gestores foram eleitos para o quadriênio 2022-2025.

A cerimônia ocorreu na manhã desta sexta-feira (8), na Escola de Artes Emir Bemerguy, com a presença da Secretária de Educação Maria José Maia da Silva, da assessora de ensino Jéssica Ninas, da coordenadora do setor de educação escolar indígena Jessilane Ferreira Silva e do assessor jurídico da Semed Danilo Aguiar.

Ainda compuseram a Mesa os caciques Rosivaldo Maduro (T.I Borari), Domingos de Jesus (T.I Cobra Grande), Jocenila Picanço representante do Grupo Consciência Indígena (GCI), e Aurenice Sousa que representou os gestores.
A assessora de ensino da Semed, Jéssica Ninas, explicou que com esta posse a Semed finaliza o processo de eleição dos novos gestores que ficarão na coordenação das escolas no período de 2022 a 2025. Ela informou ainda que processo eleitoral especial indígena para escolha dos diretores e vice-diretores das instituições escolares indígenas do Baixo Tapajós, vinculadas a Rede Pública de ensino, se deu por meio de aclamação.

“O processo eleitoral desse ano 2022 foi diferenciado, foi feito conforme solicitação dos povos indígenas depois dos diálogos que foram realizados com todo o coletivo indígena que desejava que a eleição fosse feita por aclamação, as chapas poderiam ser inscritas, mas sem votos, como normalmente é feito nas escolas regulares, seria por aclamação onde a comunidade aclamaria o gestor escolhido e nós tivemos informações de que esse processo eleitoral foi único, específico e especial em cada uma das escolas e aldeias, foram aclamados 18 gestores, apenas uma escola não teve o resultado positivo.”, informou Jéssica.
A programação iniciou com ritual indígena de purificação da água.

“Acredito que esse é um momento de conquista na valorização de nossos direitos, é uma conquista da educação escolar indígena, de fato, para o município de Santarém, então, a posse dos gestores das escolas indígenas tem muito significado pra nós, é um momento histórico e muito esperado em todas as aldeias. Esperamos que esses profissionais possam dar continuidade ao aprendizado que tanto nossos antepassados pediram.”, destacou a coordenadora da educação escolar indígena da Semed, Jessilane Ferreira.

A Secretária de Educação, Maria José Maia da Silva, presidiu a cerimônia de posse e disse esperar de todos um olhar diferenciado para os alunos.



“Hoje tivemos a satisfação de dar posse a 19 gestores dos 19 polos da educação escolar indígena que tiveram um processo de eleição diferenciado, por meio de aclamação, lógico que com todos os requisitos exigidos aos demais gestores da Rede e a partir de hoje eles passam a assumir o cargo nas aldeias. A gente espera que todos façam realmente um trabalho diferenciado respeitando as especificidades de cada região, de cada aldeia, mas que sobretudo, possam ter um olhar especial pro nosso aluno que é o foco da nossa educação.”, disse.

A titular da pasta da educação ainda informou que brevemente os gestores indígenas passarão por um momento de formação, a exemplo dos gestores das demais regiões.

Gestores eleitos e empossados

O resultado final do processo de escolha dos Diretores e Vice-Diretores para as instituições escolares indígenas do Baixo Tapajós vinculadas a Rede Pública de Ensino do Município de Santarém foi divulgado ontem (7) pela Secretaria de Educação (Edital nº: 001/2022, de 15 de fevereiro de 2022).

Confira os gestores eleitos e empossados:

https://transparencia.santarem.pa.gov.br/storage/attachments/edital-de-publicacao-do-resultado-final-do-processo-eleitoral-do-edital-0012022-semed-624f2a979f606.pdf

0 Comentários