Prefeitura de Santarém participa de sessão especial do Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Sessão ocorreu na Câmara de Vereadores e contou com instituições dedicadas ao espectro
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi celebrado no último dia 2 de abril e em reflexão a data foi realizado na terça-feira, 19, uma sessão especial na Câmara Municipal de Vereadores sob proposição do vereador Enfº Murilo Tolentino. O evento legislativo contou com a presença da Prefeitura de Santarém que esteve representada pela secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Sandra Santana.
 
A mesa de autoridades foi composta pelo presidente Ronan Liberal Jr. (MDB), pelo vereador Enf.º Murilo Tolentino, pelo secretário regional de Governo Alexandre Maduro, a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Sandra Santana, a presidente da Comissão de Saúde da OAB/Santarém Giane Vinhote, a presidente da Apae Jacirene Façanha e a representante do grupo no whatsapp de mães de autistas/TDAH Vanda Feleol.

Com a palavra, a secretária Sandra Santana lembrou que desde 2020, Santarém realiza através do Centro de Atendimento Social (Cas/Caec) a emissão da carteira de identificação do autista, fruto da Lei n° 20.555, de 26 de março de 2019, que estabelece prioridade no atendimento público privado as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de autoria da vereadora Maria José Maia, e da Lei 20.611, de 20 de setembro de 2019, que institui o cartão de identificação, para residentes em Santarém de autoria do vereador Ney Santana.
Titular da Semtras Sandra Santana durante fala

“Até o momento 291 carteiras foram entregues e estamos trabalhando para ampliarmos estes números através de ações descentralizadas, além disso a Secretaria de Assistência, através dos 8 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) segue com os atendimentos sociais às famílias que necessitam de atendimento e esclarecimentos em relação aos benefícios que lhe são de direito. Reafirmo o compromisso da Secretaria no que diz respeito ao trabalho de garantia dos direitos de nossas crianças e adolescentes”, afirmou Sandra.

A Casa Azul, centro de Santarém especializado em autismo, proporcionou participações especiais na sessão. Crianças e adolescentes atendidos pela entidade realizaram apresentações musicais e dança, incluindo a entoação do hino da instituição. Ela e mais outras quatro instituições receberam homenagens por atuarem no trabalho do espectro. Foram elas: Apae, Grupo de Aplicativo de Mensagens Autismo/TDAH, Seduc, por meio da direção da Educação Especializada, Escola Terapêutica “Os Notáveis” e a Associação de Pessoas com Necessidades Especiais do Tapajós.
Com informações da Câmara Municipal de Santarém

0 Comentários