Prefeitura de Santarém declara situação de emergência em áreas afetadas por inundação

Relatório da Defesa Civil Municipal aponta que 3.624 famílias já foram diretamente afetadas pelas inundações em Santarém.
Orla do distrito de Alter do Chão inundada — Foto: Maurício Rebouças/Tv Tapajós

Foi publicado nesta quarta-feira (27) pela Prefeitura de Santarém, oeste do Pará, decreto que declara situação de emergência nas áreas do município afetadas por inundação provocadas pela ação das fortes chuvas com registros de desastres naturais.

O decreto leva em consideração levantamento realizado pela Defesa Civil Municipal que apontou que na área de várzea, distrito de Alter do Chão e comunidade de Ponta de Pedras, várias comunidades ribeirinhas foram atingidas, com aproximadamente 3.624 famílias diretamente afetadas, que juntas somam 18.120 pessoas.

Ainda de acordo com o levantamento, 21% do total de famílias afetadas pelas inundações encontram-se desalojadas, e outras famílias com assoalhos de residência próximos ao nível do rio.

Nas comunidades ribeirinhas afetadas pelas inundações, também são registrados prejuízos de ordem econômica e material, que têm ocasionando a escassez de alimento, água potável e a inviabilidade do cultivo de hortaliças e de criação de animais domésticos para subsistência.
Passarelas de madeira instaladas no centro comercial de Santarém devido à inundação — Foto: Divulgação/Agência Santarém

O decreto também se baseia na inundação registrada na zona urbana de Santarém, uma vez que o centro comercial da cidade encontra-se parcialmente inundado e o comércio temporariamente prejudicado. A secretaria municipal de Infraestrutura (Seminfra) precisou construir e instalar passarelas nos cruzamentos de ruas do centro para auxiliar o trânsito de pedestres e o fluxo das atividades comerciais.

Com prazo de vigência de 90 dias, podendo ser prorrogado até completar o prazo máximo de 180 dias, o decreto autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de respostas ao desastre, bem como realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo desastre, sob a coordenação da Defesa Civil.

Fonte: G1 Santarém 

0 Comentários