Prefeitura de Santarém capacita 14 municípios do Baixo Amazonas no Programa Criança Feliz

Programa busca promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância
A Prefeitura de Santarém por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) promoveu, de 28 de março a 1º de abril, uma capacitação sobre o Programa Criança Feliz (PCF) para quatorze municípios da mesorregião do Baixo Amazonas.
Além de Santarém, participaram Alenquer, Almeirim, Aveiro, Belterra, Curuá, Faro, Itaituba, Mojuí dos Campos, Novo Progresso, Óbidos, Oriximiná, Prainha e Placas. Destes, estiveram presentes os secretários municipais de Assistência Social de Almeirim, Bruno Brilhante; de Alenquer, Dielem Lima; de Itaituba, Solange Aguiar e de Óbidos,Aldanete Farias.
Supervisores e visitadores de outros municípios receberam a capacitação

Supervisores e visitadores do Programa foram capacitados. Para os supervisores o tema estudado foi: Cuidado para o Desenvolvimento da Criança (CDC) com palestras no Centro Regional de Governo; e para os visitadores o tema foi: Guia para visita domiciliar com debate no auditório do Restaurante Popular.

A coordenadora, em Santarém, do Programa Criança Feliz Juliana Fialho avaliou a importância da primeira capacitação de 2022. "A capacitação é essencial para a boa execução do Programa. Somente em Santarém, 80% da equipe de profissionais foi renovada, portanto a qualificação se faz de extrema importância. Além disso, para além da teoria e metodologia que foram colocadas houve a rica troca de experiência entre os municípios."
Juliana Fialho, coordenadora do PCF Santarém

O coordenador estadual do Programa pela Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Antônio Carlos esteve presente e destacou sobre o trabalho integrado da assistência social no estado.
“Nós observamos a presença de uma grande equipe engajada no avanço das políticas de assistência social. Estiveram presentes não somente os supervisores e visitadores, como também os coordenadores dos Cras, as equipes do Paif, assistentes sociais e psicólogos. Todos unidos na busca de fazer uma boa execução no atendimento a crianças e gestantes”, disse o coordenador estadual.

A supervisora do PCF de Mojuí dos Campos Josiara Figueiredo afirmou que, com a capacitação, se sente mais preparada para atuar em seu município.
Josiara Figueiredo

“O nosso município aderiu agora ao programa e é desafiador, mas com essa capacitação já saímos daqui com outro conhecimento. Santarém é sempre nossa parceira e um modelo a ser seguido. Tudo o que for bom para a política da criança e do adolescente nosso município vai aderir”, argumentou Josiara.
Secretária Sandra Santana

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social Sandra Santana cumpriu a primeira agenda à frente da Secretaria e comentou sobre a capacitação. “Agradecemos a Seaster que está sempre presente contribuindo com nossas ações que buscam a qualificação dos profissionais para um atendimento eficaz. Contamos ainda com o apoio de toda a rede de assistência social para somar em nossas atividades.”

Sobre o Programa Criança Feliz

É um programa do governo federal que busca promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando a família e contexto de vida.

O público do PCF são gestantes e crianças de 0 a 03 anos inseridas no Cadastro Único e Crianças de 0 a 06 anos beneficiárias do BPC.

A implementação do PCF está em estreita articulação com a política da Assistêncial Social, vinculada ao Sistema Único da Assistência Social (SUAS), primando pelo respeito a dignidade, a cultura e aos arranjos familiares, além de valorizar o protagonismo e as competências das famílias no exercício do cuidado e da proteção das crianças na primeira infância.

O programa procura também fortalecer a articulação intersetorial entre as áreas da educação, saúde, assistência social, direitos humanos e cultura, de forma a favorecer o desenvolvimento integral das crianças, na primeira infância e o apoio às gestantes e suas famílias.

Portal do Carpê com informações Agência Santarém 

0 Comentários