Polícia Civil começa a ouvir depoimentos no inquérito que investiga naufrágio de embarcação que saiu de Santarém

Os 6 tripulantes desembarcam em Santarém nesta quinta (14) e devem ser ouvidos nas próximas horas. Marinha também abriu um inquérito administrativo para apurar o caso.
Superintendente Regional de Polícia Civil, Jamil Farias Casseb comentou sobre investigações — Foto: Dominique Cavaleiro/g1

A Polícia Civil já ouviu os primeiros depoimentos no inquérito que investiga o naufrágio de uma embarcação que saiu de Santarém, no oeste do Pará e naufragou em uma região entre Marajó e o estado do Amapá.

Em entrevista ao g1 e TV Tapajós, o Superintendente Regional de Polícia Civil, Jamil Farias Casseb falou sobre o caso e disse que os seis tripulantes resgatados com vida devem ser ouvidos nas próximas horas.


“Já adiantamos aqui em Santarém alguns depoimentos com pessoas que tiveram conhecimento do fato, conhecidos da tripulação, agora com a chegada deles aqui em Santarém apurar as circunstâncias que deram origem ao sumiço da embarcação e ao desparecimento deles todos esses dias”, contou o delegado Jamil Farias Casseb.

Familiares disseram à polícia que os tripulantes viajaram para entregar uma carga que estava sendo transportada na embarcação.

Depois do resgate, o comandante do barco, Cristiano Azevedo informou que eles não estavam levando encomenda e sim fazendo o reconhecimento da região para estabelecer uma possível rota de viagem.

“Não temos nenhuma informação sobre isso. Vamos esperar a chegada deles e ouvi-los com muita calma, os argumentos, o motivo da viagem, qual o objetivo dessa viagem e as circunstâncias que se deram para o desaparecimento da embarcação. Já temos uma investigação em curso e agora juntamente com a Marinha do Brasil, vamos intensificar e aprofundar nossas investigações”, disse o delegado.

Ainda segundo o superintendente da PC, existem muitas coisas a serem esclarecidas no decorrer das investigações. As primeiras pessoas ouvidas falaram sobre a viagem e contratos.

“A viagem em si, contratos, contratação da tripulação. Alguma coisa a gente já tem, mas lógico a gente não pode adiantar, aprofundar muita coisa. Ainda tem muita coisa a ser esclarecida então isso vai ser com certeza divulgado no decorrer das investigações”, continuou Jamil.

O caso

Os tripulantes do Bom Jesus partiram de Santarém para levar uma carga até o município de Chaves. Dois vídeos feitos pelo policial militar que fazia a escolta da carga circularam nesta terça-feira nas redes sociais.

A embarcação Bom Jesus saiu de Santarém, no oeste do Pará, no dia 24 de março para levar uma carga ao município de Chaves, no Marajó, e o último contato dos tripulantes aconteceu em 26 de março, segundo informações passadas por familiares à Polícia Civil.

Em um vídeo compartilhado com a família, Valdeney Dolzanes Reis mostra a embarcação encalhada. Reis conta que os tripulantes aguardavam a maré subir para poderem dar sequência à viagem.

Ao chegar em Chaves, os tripulantes foram informados que a pessoa que receberia a carga desistiu de fazer a retirada e para não perder a viagem eles levariam a encomenda até Nazaré, também na região do Marajó.

Desde então os familiares não tiveram mais contato com a embarcação e os tripulantes até que eles fossem encontrados na quarta (13).

Fonte G1 Santarém 

0 Comentários